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Título: As representações sociais dos professores do 1º ano do ensino fundamental sobre a escola
Autor(es): Hosken, Mariana Rocha
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Representações sociais
Professores
Escolas
Data de apresentação: 29-Jun-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: HOSKEN, Mariana Rocha. As representações sociais dos professores do 1º ano do ensino fundamental sobre a escola. 2011. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A teoria das Representações Sociais (RS) foi inaugurada por Serge Moscovici na década de 1960. As RS são os saberes que a população constrói, desta forma, é o senso comum contribuindo para a formação da realidade. As representações que os professores possuem no seu ambiente de trabalho, no caso a escola, podem interferir nas suas atitudes perante o trabalho e sua formação. A teoria das RS é útil para podermos investigar e entender as várias representações de uma categoria social específica, o professor, e com isso buscar uma compreensão e propor uma melhoria nas atitudes e nos resultados. O presente trabalho apresenta uma breve reflexão teórica a respeito da teoria das Representações Sociais, a escola e os professores e uma pesquisa feita com a colaboração de professores da rede pública e particular de ensino do Distrito Federal do 1º ano do Ensino Fundamental, onde foi possível constatar as Representações Sociais da escola na visão dos professores. Os participantes da pesquisa se constituem por doze professores, seis de escolas da rede pública e seis de escolas particulares, com idade média de 31,5 anos, sendo do total nove mulheres e três homens com tempo médio de atuação no magistério de 3,3 anos. Os resultados apontam que os professores participantes da entrevista possuem a visão da escola como um local de aprendizagem com objetivos educacionais e promotora de interação social entre os indivíduos. Conclui-se que as Representações Sociais dos professores sobre a escola são positivas, mas ao trazer uma comparação entre as instituições públicas e particulares essa visão positiva da escola muda. Foi possível também concluir que os professores se sentem responsabilizados pela qualidade do ensino, se mostrando preocupados com essa questão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Social Representations (RS) theory was introduced by Serge Moscovici in 1960´s. The RS are the knowledge that population builds, therefore, it is the common sense contributing for the formation of reality. The representations that teachers have in their work environment, in this case at school, can interfere in their attitudes regarding job and education. The RS theory is useful in order to investigate and understand the several representations of a specific social category, the teacher, and thereafter search an understanding and propose an improvement in attitudes and results. This paper presents a brief reflection on the theory regarding the Social Representations, the school and the teachers and a research held by the collaboration of public and private school teachers from Federal District from the 1st year basic education where it was possible to verify the Social Representations from school according to teacher´s views. The research consists of twelve teachers, six from public school and six from private school, their average age is 31.5 years old, being the total six women and three men with an average of teaching time of 3.3 years. The results point that interviewed participant teachers view the school like a learning place with educational objectives which promotes social interaction between the individuals. It was concluded that teacher´s Social Representation from school are positive, but when compared between public and private institutions, this positive school view changes. It was also possible to conclude that teachers feel responsible for teaching quality and worry about this issue.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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