Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsabellaCoutoResende_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síntese de hidrogéis a partir de biomassa do cerrado e sua utilização como veículo de liberação de diclofenaco de sódio
Autor(es): Resende, Isabella Couto
Orientador(es): Brum, Sarah Silva
Coorientador(es): Vieira, Ana Caroline Martins
Assunto: Biomassa
Medicamentos - administração
Fármacos
Hidrogel
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 5-Mai-2020
Referência: RESENDE, Isabella Couto. Síntese de hidrogéis a partir de biomassa do cerrado e sua utilização como veículo de liberação de diclofenaco de sódio. 2018. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver hidrogéis naturais biocompatíveis e atóxicos através de biomassa nativa do Cerrado brasileiro, o Tingui (Magonia pubescens St.Hil), um fruto do Cerrado cujos envoltórios das sementes produzem um hidrogel natural e avaliar seu desempenho como dispositivo de liberação de fármaco. A molécula escolhida foi o Diclofenaco de Sódio, um antinflamatório não esteroide bastante utilizado principalmente para alívio de dor e edemas pós cirúrgicos. Quando administrado ao paciente por via oral sua biodisponibilidade é reduzida de 50 a 60% no metabolismo de primeira passagem, entretanto, sua aplicação por via tópica, ou local, este penetra mais facilmente em tecidos inflamados uma vez que possui alta afinidade pela albumina – principal proteína presente na região inflamada – (DAY et al. 1999). Este trabalho visa, portanto, juntar duas frentes de pesquisa de grande utilidade pela comunidade científica e industrial: o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no desenvolvimento de novos materiais e sua consequente aplicação na área da saúde, promovendo bem-estar, eficiência e eficácia no tratamento de enfermidades comuns nas rotinas médico-farmacêutica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.