Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TalesHenriqueAndradeDaMota_tcc.pdf753,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividade citotóxica do MST-312 em células tumorais independente da sua ação inibidora da telomerase
Outros títulos: Cytotoxic activity of MST-312 in tumor cells independent of their telomerase inhibitory action
Autor(es): Mota, Tales Henrique Andrade da
Orientador(es): Oliveira, Diêgo Madureira de
Assunto: Telomerase
Câncer
Câncer - tratamento
Fármacos
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 13-Mai-2020
Referência: MOTA, Tales Henrique Andrade da. Atividade citotóxica do MST-312 em células tumorais independente da sua ação inibidora da telomerase. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O câncer é uma doença muito temida na atualidade e a busca por tratamentos menos agressivos vem crescendo a cada dia, dada a complexidade da doença e a dificuldade em entender seus mecanismos, o que torna a busca por um novo fármaco de extrema importância. O presente estudo avaliou o efeito do MST-312, um fármaco derivado do galato de epigalocatequina, independente da sua atividade já conhecida de inibir a enzima telomerase, em células de carcinoma cervical (HeLa) não tratada, (HeLa NT), e em clones derivados da mesma, HeLa hTERT ko e Controle.Foi realizada inibição da telomerase por meio de transfecção, avaliando a atividade da droga por meio da exposição ao fármaco por 48 horas a diferentes concentrações seguida de avaliação da viabilidade celular por meio de teste de MTT. Ambas as linhagens clonais de HeLa foram sensíveis ao MST-312 e a atividade citotóxica da droga mostrou-se dose dependente com mecanismo de ação independente da inibição da telomerase, uma vez que os efeitos de inibição da telomerase vão aparecer depois de 60 ciclos celulares.Pode-se concluir que o MST-312 diminui a viabilidade celular por uma via independente da inibição da telomerase, havendo outras formas de atuação sobre células tumorais além da encontrada na literatura.
Abstract: Cancer is a dangerous disease and the search for new treatments has grown even more due to its complexity and the difficulty to understand its mechanisms. .The present study evaluated the effect of MST-312, a drug derived from epigallocatechingallate, independent on its already known activity that is to inhibit the telomerase enzyme in not trasfected cercical carcinoma cells (HeLa NT) or in its clones – hTERT KO and control. Telomerase was inhibited by transfection and drug activity was performed by treating the cells with different concentrations of the drug for 48 hours followed by MTT assay. It was seen that both clones are sensitive to MST-312 and all the cell lines demonstrated sensitivity to MST-312 in a dose dependent way, what sugests a different mechanism besides telomerase inhibition, since the effects of telomerase inhibition appear after 60 cell cycles. In conclusion, it was found that MST-312 may also decrease cell viability through a telomerase inhibition independent pathway.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.