Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielCarvalhoBrancoRibeiro_tcc.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O sexismo nos jogos eletrônicos : barreiras à participação feminina em League of Legends
Autor(es): Ribeiro, Gabriel Carvalho Branco
Orientador(es): Almeida, Tânia Mara Campos de
Assunto: Sexismo
Jogos eletrônicos
Gênero - relações
Discriminação de sexo contra as mulheres
Data de apresentação: 23-Mar-2019
Data de publicação: 16-Mai-2020
Referência: RIBEIRO, Gabriel Carvalho Branco. O sexismo nos jogos eletrônicos: barreiras à participação feminina em League of Legends. 2019. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho acadêmico aborda a temática da questão de gênero em jogos eletrônicos, com foco no título League of Legends. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar as principais barreiras para a participação de mulheres no jogo. Para isso empregou-se, além de revisão bibliográfica, pesquisa de campo qualitativa, consistindo em entrevistas semi-estruturadas com jogadores e jogadoras. Assim, foram identificados aspectos na concepção do jogo e na interação entre jogadores que tornam a experiência feminina no League mais difícil e negativa. Abuso, agressão verbal e ameaças não são incomuns no cotidiano de jogadoras, constantemente excluídas do universo gamer. A constante exposição dos usuários a estereótipos de gênero, através do design de personagens, também contribui para agravar o problema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.