Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SarahGuerraGonzalezCursinodosSantos_tcc.pdf648,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O modo de parir nos sistemas público e privado de saúde : um estudo sobre as preferências das gestantes e a decisão relativa à via de parto
Autor(es): Santos, Sarah Guerra Gonzalez Cursino dos
Orientador(es): Duarte, Tiago Ribeiro
Assunto: Parto (Obstetrícia)
Partos cesáreos
Mulheres grávidas
Data de apresentação: 17-Dez-2018
Data de publicação: 17-Mai-2020
Referência: SANTOS, Sarah Guerra Gonzalez Cursino dos. O modo de parir nos sistemas público e privado de saúde: um estudo sobre as preferências das gestantes e a decisão relativa à via de parto. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho busca compreender quais são as preferências das gestantes em relação à via de parto e, também, como acontece o processo decisório sobre a via de parturição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 10 a 15% dos partos sejam feitos por meio de operações cesarianas. No Brasil, entretanto, mais da metade dos partos são feitos pela via cirúrgica. No campo da obstetrícia, discute-se a segurança do referido procedimento, já que este se tornou uma prática médica rotineira. Tendo em vista esse debate, busquei, na parte inicial do trabalho, realizar uma revisão bibliográfica para compreender a história da operação cesariana e, também, para entender quais fatores contribuíram para que esse procedimento fosse considerado, pelos médicos, uma via segura de parturição. Na segunda parte do trabalho, busquei expor os dados coletados relativos à preferência das mulheres sobre a via de parto e ao processo decisório sobre a via de parturição. Foram realizadas 28 entrevistas com 14 gestantes atendidas pelo SUS e pela rede privada. Buscou-se entender as preferências de mulheres grávidas que possuem diferentes níveis de escolaridade e renda, utilizando-se um estudo comparativo entre os sistemas público e privado de saúde. A partir das entrevistas feitas durante o puerpério, foi possível investigar quais fatores influenciam a decisão sobre a via de parto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons