Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24030
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorAstravosFerreiraLopes_tcc.pdf859,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidadores familiares : uma dinâmica entre envelhecimento, trabalho e dever
Autor(es): Lopes, Vitor Astavros Ferreira
Orientador(es): Nunes, Christiane Girard Ferreira
Assunto: Idosos - cuidadores
Família
Envelhecimento
Data de apresentação: 13-Jun-2019
Data de publicação: 18-Mai-2020
Referência: LOPES, Vitor Astavros Ferreira. Cuidadores familiares: uma dinâmica entre envelhecimento, trabalho e dever. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O processo de envelhecimento é natural e universal, mas a forma como é aceito e compreendido é resultado de aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos. Com o desenvolvimento e progresso cientifico nos campos da saúde o prolongamento da vida tornou-se assim uma realidade não somente de países tidos como desenvolvidos. Países nomeados como emergentes estão presenciando esse evento e no caso do Brasil não seria diferente. Desde de 1950 a população brasileira observa seus índices de longevidade aumentarem ano após ano, mas conjuntamente presenciou uma certa inadimplência com os agentes desse grupo. Quando os indivíduos atingem idades avanças a necessidade de cuidado torna-se uma realidade para a maioria, sendo que esse cuidado pode apresentar-se de maneira mais branda ou intensa. A questão social aparece quando há o momento de decidir quem irá realizar o cuidado e quais são os critérios utilizados para decidir o agente. Nesse momento o núcleo familiar utiliza de todos os seus mecanismo e influência para delegar a tarefa e cabe a esse grupo e ao indivíduo que foi escolhido para criar estratégias para aceitar e dar continuidade na tarefa de cuidar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.