Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucianoTorquatoSousaDaSilva_tcc.pdf532,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dívida pública : uma análise da evolução dos componentes da dívida bruta do governo geral no período de 2006-2018
Autor(es): Silva, Luciano Torquato Sousa da
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Finanças públicas
Dívida pública
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: SILVA, Luciano Torquato Sousa da. Dívida pública: uma análise da evolução dos componentes da dívida bruta do governo geral no período de 2006-2018. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Brasil vem apresentando no decorrer dos anos elevados déficits e consequentemente o aumento do endividamento público. Para evidenciar os valores da dívida pública o Banco Central do Brasil apura e divulga os indicadores da dívida, entre eles a Dívida Bruta do Governo Geral, porém, em onze anos esse indicador passou por duas alterações metodológicas que afetaram diretamente o seu comportamento. Dessa forma, o presente trabalho teve como foco analisar a evolução dos componentes da Dívida Bruta do Governo Geral, avaliando o comportamento individual e agregado de cada componente. Para isso foram elaborados gráficos com base nos dados fornecidos pelo Banco Central que foram analisados por meio da estatística descritiva. A análise de resultados demonstrou que mais de 50% da Dívida Bruta do Governo Geral é composta pelas dívidas mobiliárias e as dívidas bancárias e externas dos governos apresentaram o maior crescimento entre os componentes. Demonstrou também que a alteração metodológica de 2019 fez com que a dívida interna diminuísse e a externa crescesse, além de gerar questionamentos quanto a motivação da alteração, deixando lacunas para interpretações quanto a ilusão fiscal para diminuir a dívida interna e contrair mais dívidas internamente ou a atração de investidores. Foi analisado também as diferenças na apuração da DBGG pelo FMI e pelo Bacen. Evidenciando que a maior diferença ocorre pela inclusão da carteira de títulos do Bacen na metodologia do FMI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.