Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EricaPatriciaModestoClementino_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O alinhamento entre o discurso e a prática : uma análise do social disclosure e os ratings de crédito em empresas brasileiras abertas
Autor(es): Clementino, Erica Patrícia Modesto
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Disclosure
Rating de crédito
Responsabilidade social da empresa
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: CLEMENTINO, Erica Patrícia Modesto. O alinhamento entre o discurso e a prática: uma análise do social disclosure e os ratings de crédito em empresas brasileiras abertas. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo desse trabalho é testar se há uma relação positiva entre social disclosure e ratings de crédito de empresas brasileiras abertas. Para medir o nível de social disclosure das empresas foram analisados os relatórios anuais e relatórios de sustentabilidade das empresas seguindo o método proposto e validado por Gonçalves et al. (2013) no período de 2007 a 2016. Coletaram-se também as informações referentes aos ratings de crédito das empresas e as variáveis de controle que poderiam, além do índice de social disclosure, influenciar na determinação dos ratings de crédito. O estudo é relevante para análise acerca da incorporação e divulgação de informações sociais nos modelos de avaliaçãodos agentes do mercado, principalmente no que diz respeito às agências de rating. Os resultados da pesquisa revelam que as variáveis endividamento, lucratividade, desempenho no mercado financeiro e internacionalização foram estatisticamente significativas. Os resultados também indicam que a variável índice de social disclosure tem relação relevante e positiva com os ratings de crédito, corroborando a hipótese do trabalho de que empresas com maiores níveis de social disclosure apresentam melhores classificações de ratings de crédito. Demonstrando assim que as agências de rating consideram como positivo os esforços das empresas em interagir com a sociedade na forma de ações ou programas sociais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.