Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IgorSimoesDeSouza_tcc.pdf753,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dívida ativa da União : inscrição, escrituração e gestão dos créditos de dívida ativa
Autor(es): Souza, Igor Simões
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Crédito contábil
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 15-Fev-2019
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: SOUZA, Igor Simões. Dívida ativa da União: inscrição, escrituração e gestão dos créditos de dívida ativa. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Dívida Ativa constitui um importante elemento para a arrecadação de recursos aos cofres públicos pelo ente da federação, estando presente na contabilidade pública desde 1964, com a Lei 4320. Porém, a gestão da dívida ativa vem passando por constantes modificações no processo de inscrição, arrecadação e escrituração. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a atual gestão da dívida ativa, os mecanismos que alteraram a política contábil de escrituração desse importante ativo para a União, além de investigar quais os impactos dessas alterações nos Relatórios Contábeis de Propósitos Gerais (RCPG’s) e os indicadores foram diretamente afetados pelas mudanças de critério. Os dados foram obtidos em meios oficiais de informação do governo federal, tais como: Balanço Geral da União, Portal da Transparência, Secretaria do Tesouro Nacional e publicações da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A análise descritiva foi o método utilizado para analisar a base de dados. As alterações promovidas pelas novas legislações provocaram uma redução dos créditos inscritos em dívida ativa, e consequentemente um valor menor demonstrado no Balanço Geral da União. Porém, essas alterações proporcionaram uma atuação direcionada e aumentou a quantidade de créditos recuperados. Outras modificações atualizaram a classificação da receita quanto à Natureza, e permitiram identificar e vincular os créditos de dívidas ativa arrecadados à sua origem inicial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.