Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JemisonDaSilvaSousa_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento dos gastos com a implementação do Sistema Eletrônico de Informação : o caso das Agências Reguladoras Federais
Autor(es): Sousa, Jemison da Silva
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Administração pública
Serviço público
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 31-Mai-2020
Referência: SOUSA, Jemison da Silva. Comportamento dos gastos com a Implementação do Sistema Eletrônico de Informação: o caso das Agências Reguladoras Federais. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Diante da necessidade da melhoria na prestação do serviço público com maior economia de recurso, a adoção de sistemas informatizados e padronizados é essencial para cumprimento daquele alvo. O escopo do presente trabalho é avaliar o comportamento do gasto com o uso do papel antes e após a adoção do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) pelas Agências Reguladoras Federais. A metodologia proposta neste estudo é a análise dos dados colhidos mediante solicitação pela Lei de Acesso à Informação (LAI) no portal e-SIC, sítio do Governo Federal que disponibiliza as informações requeridas pelos cidadãos. A pesquisa evidenciou resultados alcançados pelas Agências, chegando a uma redução de metade dos gastos que as Agências tinham com papel. A conclusão é que, mesmo sendo muito recente, a implementação do SEI trouxe mudanças perceptíveis, pois diminuiu um dos gastos administrativos para prestação do serviço público.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.