Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ArthurDeSouzaPradoJunqueiraReis.pdf494,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formas e solubilidade de fósforo no biochar de lodo de esgoto : uma abordagem preliminar
Autor(es): Reis, Arthur de Souza Prado Junqueira
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Biocarvão
Esgotos
Lodo residual
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 1-Jun-2020
Referência: REIS, Arthur de Souza Prado Junqueira. Formas e solubilidade de fósforo no biochar de lodo de esgoto: uma abordagem preliminar. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O uso da pirólise para o processamento do lodo de esgoto (LE) vem se consolidando como uma alternativa eficaz para a produção de energia e de biocarvão, ou biochar (BC), produto rico em matéria orgânica estável e nutrientes, com destaque para o fósforo (P). O uso agroambiental do BC oriundo do lodo de esgoto (BLE) tem se mostrado como uma excelente alternativa para dar destinação adequada aos resíduos das estações de tratamento de esgoto, promover o sequestro de carbono no solo, elevar a fertilidade dos solos tropicais e aumentar o rendimento das culturas. Apesar dos avanços na compreensão das funções BLE na melhoria da qualidade do solo, ainda é necessário compreender quais são as formas de P presentes no LE e no BLE, qual é o efeito da pirólise sobre a disponibilidade do P e qual fração do fósforo total (PT) presente no BLE estará disponível para as culturas. Este estudo teve, portanto, o objetivo de avaliar a disponibilidade de P nos BLE produzidos à temperatura de 300°C (BLE300) e de 500°C (BLE500), por meio do uso de dois extratores químicos, prescritos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para análise de fertilizantes organominerais: citrato neutro de amônio + água (CNA + H2O) e ácido cítrico à 2% (AC). Também foi realizada a determinação do PT por meio de extração com solução fortemente ácida. A pirólise elevou a concentração de PT total nos BLE’s em relação ao LE. O teor de P extraído dos BLE’s pela solução de CNA + H2O foi em média 2,45 vezes maior do que o extraído pela solução de AC. O teor percentual de P extraído, em relação ao PT, não sofreu influência da pirólise na extração feita com a solução de CNA + H2O, mantendo-se acima de 60%. Contudo, foi drasticamente reduzido quando utilizada a solução de AC. Os resultados mostraram que por volta de 25% do PT é solúvel em AC, podendo esta informação ser utilizada para calcular a dose de BLE que deve ser aplicada para atender a demanda de P de uma cultura. Contudo, para o melhor entendimento da dinâmica do P no BLE, visando o estabelecimento de equações de disponibilidade, serão necessárias novas pesquisas para a experimentação de outros extratores e a realização de ensaios de campo, visando determinar o teor de P absorvido pelas plantas e assim poder estabelecer correlações mais precisas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.