Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoVictorBenjamimBorges_tcc.pdf5,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O futebol como atrativo turístico no Brasil
Autor(es): Borges, João Victor Benjamim
Orientador(es): Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva
Assunto: Turismo de eventos
Copa do Mundo (Futebol) - Brasil
Data de apresentação: 1-Dez-2019
Data de publicação: 4-Jun-2020
Referência: BORGES, João Victor Benjamim. O futebol como atrativo turístico no Brasil. 2019. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho propõe-se analisar a evolução do turismo de futebol, particularmente no Brasil. Em especial, como objetivo geral, busca verificar, com apoio em literatura especializada e em questionário on-line, se o turismo de futebol mostra-se como alternativa econômica viável para o País. Para tanto, passa-se em revista a situação dessa modalidade de esporte no Brasil, mapeando, em seguida, equipamentos e estruturas associados ao futebol já existentes, capazes de ampliar o fluxo turístico nacional e internacional, sobretudo estádios e museus temáticos. O trabalho vem dividido em três partes. No Capítulo 1, faz-se a conexão entre turismo, esporte e futebol, indicando-se, de forma panorâmica, os conceitos básicos em cada um desses campos. No Capítulo 2, singulariza-se a história, grandes realizações e estrutura física do futebol brasileiro. Finalmente, no Capítulo 3, os resultados de questionário eletrônico com mais de 200 participantes são discutidos. A principal conclusão do trabalho é que existe grande potencial para a exploração do futebol como poderoso motor para o desenvolvimento do turismo de esporte no Brasil.
Abstract: The present paper discusses the evolution and perspectives of soccer tourism, particularly focusing on Brazil. As a general objective, it explores ─ with support from academic literature and an online questionnaire ─ if soccer tourism is a viable economic alternative for the country. The paper examines the present situation of this category of sport in Brazil. It maps out equipment and other structures associated with soccer that already exist, notably stadiums and thematic museums, which are capable of increasing the number of national and international tourists. The paper is divided into three parts. Chapter I connects tourism, sport, and soccer, indicating in broad terms the basic concepts in each one of these areas. Chapter II focuses on the history, main achievements and physical infrastructure of Brazilian soccer. Finally, in Chapter III, the results of the online poll, with over 200 participants, are discussed. The main conclusion of the paper is that there is great potential for using soccer as a powerful vehicle for the development of tourism in Brazil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.