Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathaliaDeBritoSilvaRezende_tcc.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições da política de desenvolvimento de coleções aos processos de seleção e de aquisição da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Autor(es): Rezende, Nathalia de Brito Silva
Orientador(es): Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Assunto: Bibliotecas - desenvolvimento da coleção
Desenvolvimento de coleções (Biblioteconomia)
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 7-Jun-2020
Referência: REZENDE, Nathalia de Brito Silva. Contribuições da política de desenvolvimento de coleções aos processos de seleção e de aquisição da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2019. 134 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Aborda a importância e contribuição da política de desenvolvimento de coleções dentro do contexto de biblioteca universitária, levando em conta os processos de maior impacto relacionados a ela: seleção e aquisição. Objetivos: Apresentar os resultados obtidos por meio do estudo de caso na Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília, descrever os processos para adquirir material bibliográfico, as contribuições da política de desenvolvimento de coleções da BCE. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória utilizando a entrevista estruturada, pesquisa documental e hipótese a ser confirmada. Metodologia de pesquisa: Coleta de dados aplicada à amostra de sete bibliotecários no Setor de Seleção e Aquisição e Coordenadoria de Formação e Desenvolvimento de Acervo da BCE. Resultados: A hipótese de que a política de desenvolvimento de coleções contribui com processo de seleção e aquisição foi confirmada. Considerações Finais: A política de desenvolvimento de coleção mostra-se essencial para que o trabalho dos bibliotecários possa ser executado de forma eficiente, evitando problemas estruturais, de organização e de comunicação com os usuários.
Abstract: This Graduation Work aproaches the importance and contribution of the collection development policy within a university library context, taking into account the processes of greatest contributes related to it: selection and acquisition. Objectives: Present the results obtained through the case study at the Biblioteca Central (BCE) of the University of Brasilia; describe the processes for getting bibliographic material, the contributions of the collection development policy for the BCE. Methods: Qualitative research, exploratory approach using structured interview, documentary research and hypothesis to be confirmed. Research methodology: Data collection applied to the sample of seven librarians in the BCE’s Selection and Acquisition Department and Collection Development Coordination. Results: The hypothesis that the collection development policy impacts the selection and acquisition process was confirmed. Final Considerations: The collection development policy is essential so that the librarians' work can be performed efficiently, avoiding structural, organizational and communication problems with users.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.