Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KarolineDeBrittoRocildesAbreu_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de qualidade preliminar de cápsulas moles de Panax ginseng
Autor(es): Abreu, Karoline de Britto Rocildes
Orientador(es): Barreto, Lívia Cristina Lira de Sá
Assunto: Ginseng
Fitoterápicos
Medicamentos - controle de qualidade
Data de apresentação: 2-Dez-2019
Data de publicação: 12-Jun-2020
Referência: ABREU, Karoline de Britto Rocildes. Avaliação de qualidade preliminar de cápsulas moles de Panax ginseng. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Um dos maiores ganhos da sociedade moderna tem sido o aumento da expectativa de vida. A ancianidade, no entanto, pode vir acompanhada de doenças como câncer, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, Parkinson, Alzheimer, além de outras condições como deficiências sensoriais, artrite e demência. Dessa maneira, o uso de medicamentos nessa faixa etária é aumentado. Entre as opções farmacológicas utilizadas pelos idosos, como modalidade ou alternativa de tratamento, os fitoterápicos à base de Ginkgo biloba (antioxidante em casos de insuficiência cerebrovascular), Echinacea purpurea (imunoestimulante nos casos de infecções respiratórias) e Panax ginseng (adaptógeno e tônico nos casos de debilidade e estresse) recebem destaque pela demanda no mercado direcionado aos idosos. Dessa maneira, o presente estudo visou comparar a qualidade, de forma preliminar, de dois fitoterápicos à base de Panax ginseng. Cápsulas dos fabricantes EMS e CIFARMA foram submetidos aos ensaios qualitativos para determinação de metabólitos secundários responsáveis pela atividade farmacológica do ginseng (triterpenos, esteroides e saponinas), assim como de outros metabólitos (alcalóides, taninos e antraquinonas), determinação de sólidos solúveis e peso médio. Os produtos dos diferentes fabricantes apresentaram resultados semelhantes, indicando padronização dos medicamentos à base de ginseng disponíveis no mercado farmacêutico. As bulas e embalagens não apresentam todas as especificações relatadas na RDC N° 26, DE 13 DE MAIO DE 2014 - Capítulo VIII, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), podendo diminuir a adesão do paciente ao tratamento farmacológico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.