Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusSantosTravi_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo numérico de propagação de ondas em estruturas homogêneas e periódicas
Autor(es): Travi, Matheus Santos
Orientador(es): Fabro, Adriano Todorovic
Assunto: Metamateriais
Ondas - propagação
Método dos elementos finitos
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 19-Jun-2020
Referência: TRAVI, Matheus Santos. Modelo numérico de propagação de ondas em estruturas homogêneas e periódicas. 2018. [72] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Metamateriais são materiais com propriedades físicas artificialmente projetadas de modo a se realçar alguma característica, como por exemplo, bandas de isolamento de vibração (Band Gap). Materiais com tais propriedades começaram a ser estudados para aplicações de ondas eletromagnéticas na segunda metade do século XX, quando temos a primeira concepção de metamaterial. Mais recentemente, iniciou-se o estudo de metamateriais para aplicações de ondas mecânicas, com diversas aplicações na área de controle de ruído e vibroacústica. De maneira análoga, um metamaterial acústico funciona como um absorvedor dinâmico de vibrações que atua em um intervalo de frequências ao invés de atuar em apenas uma frequência específica. A proposta deste trabalho é estudar a propagação de ondas em estruturas periódicas, tipicamente utilizadas em metamateriais, através de um modelo de elementos finitos no software Ansys Mechanical APDL. As matrizes de massa e rigidez são extraídas para a obtenção da matriz de rigidez dinâmica. Com a matriz de rigidez dinâmica é possível extrair informações como número e modo de onda e dessa forma analisar e projetar a banda de frequência em que o metamaterial atua.
Abstract: Materials with wave control properties such as Band Gap effect are called metamaterials. They began being studied for electromagnetic waves applications at the second half of the 20th century, when we had the first theoretical metamaterial conception. Recently, metamaterials study for mechanical wave applications started, with several applications such as noise control and acoustics. Acoustic metamaterials have similar behavior to a vibration dynamic absorber, but do not permit wave propagation in a frequency range instead of a specific frequency value. This work consists in studying wave propagation for two structures: one homogeneous and other periodic. Finite element method is used with ANSYS Mechanical APDL. Both mass and stiffness matrices are extracted for construction of the dynamic stiffness matrix. It is possible then to extract information such as wavenumber and wavemode so that the frequency gap in which the metamaterial works can be analyzed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.