Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaAlvesSimoes_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As alteridades querem vozes : o uso de plantas medicinais em um contexto espírita
Autor(es): Simões, Mariana Alves
Orientador(es): Santos, Carlos Alexandre Barbosa Plínio dos
Assunto: Espiritismo
Fitoterapia
Plantas medicinais
Data de apresentação: 7-Ago-2018
Data de publicação: 23-Jun-2020
Referência: SIMÕES, Mariana Alves. As alteridades querem vozes: o uso de plantas medicinais em um contexto espírita. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo etnográfico visa analisar e compreender as dinâmicas que perpassam um instituto espírita, localizado na cidade de São Sebastião – DF, sobretudo uma de suas principais atividades: a manipulação e distribuição de fitoterápicos. Uma análise das relações que perpassam a produção e distribuição de fitoterápicos no Instituto foi feita a partir da etnografia. Além disso, por meio de uma revisão bibliográfica, numa tentativa de reconstituição da história que o Espiritismo escreveu no Brasil, pretende-se demonstrar que a exaltação do caráter religioso da Doutrina fez com que se constituísse um espiritismo mais próximo da noção de caridade e responsável por ofertar alternativas de cura, conformando uma terapêutica-religiosa singular. Pretendese demonstrar ainda que a atuação do Instituto Langerton Neves da Cunha se insere nessa terapêutica-religiosa espírita.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.