Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24302
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasDePaulaVasques_tcc.pdf3,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da substituição do cimento portland por argilas calcinadas na resistência à compressão de argamassas
Autor(es): Vasques, Lucas de Paula
Orientador(es): Rêgo, João Henrique da Silva
Assunto: Concreto - aditivos
Argamassa
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: VASQUES, Lucas de Paula. Influência da substituição do cimento portland por argilas calcinadas na resistência à compressão de argamassas. 2019. xiv, 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Atualmente, o desenvolvimento e uso de cimentos sustentáveis tem ganhado cada vez mais destaque no meio acadêmico. Isso se deve ao fato de que a produção do cimento Portland comum é responsável por grande gasto energético e liberação de agentes poluentes na atmosfera. Diversas pesquisas relacionadas a materiais que tenham serventia como materiais cimentícios suplementares (MCS) do clínquer têm sido desenvolvidas no Brasil e o uso de argilas calcinadas tem se mostrado promissor. Esse trabalho pretende analisar a influência da substituição parcial de cimento Portland por argilas calcinadas, provenientes da região do Distrito Federal e Entorno, na resistência à compressão de argamassas. O programa experimental foi dividido em 3 etapas: Na etapa 1 foi produzido um fíler silícico a partir da moagem de areia normal, e foram produzidas duas argilas calcinadas por meio de queima em mufla a 750 ºC seguida de moagem do material; Na etapa 2 foi feita a caracterização dos materiais, de forma a avaliar a similaridade dos MCS, afim de avaliar se estes apresentaram comportamento físico similar possibilitando a diferenciação dos efeitos físicos e pozolânicos em cada traço; Na etapa 3 foram moldados 9 traços e uma referência com os 3 MCS em diferentes teores de substituição e analisados o consumo de aditivo superplastificante, o índice de desempenho de argamassas nas idades de 1, 3, 7 e 28 dias, além disso foi analisada a influência dos efeitos físicos e químicos de cada MCS na resistência à compressão das argamassas, e após isso efetuada análise estatística dos dados. O uso do fíler silícico viabilizou a identificação do efeito pozolânico das argilas calcinadas na resistência à compressão nas misturas. Foi possível averiguar que cerca de 50% do ganho de resistência da argila B aos 28 dias pode ser atribuído ao efeito pozolânico deste material, enquanto o mesmo pode ser dito para 43% do ganho de resistência quando se utiliza a argila A. Ao comparar os teores analisados, foi constatado que o teor com melhor desempenho para argila calcinada A foi de 15%, enquanto para a argila calcinada B foi de 25%. A argila calcinada B apresentou desempenho superior em termos de resistência à compressão e de efeitos pozolânicos, absolutos e relativos, quando comparada à argila calcinada A. O uso da primeira é recomendado para a produção de cimentos de alto desempenho, enquanto a argila calcinada A é recomendada para a correção de cimentos com resistências entre 30 e 40 MPa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.