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dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorAndrade, Matheus Carvalho-
dc.identifier.citationANDRADE, Matheus Carvalho. Utilização de sistemas de informações geográficas para gestão inteligente da poluição urbana resultante do tráfego veicular. 2019. xii, 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA ocupação das cidades e o aumento expressivo do número de automóveis circulando nos centros urbanos causam graves prejuízos para a qualidade de vida e da mobilidade. A poluição representa uma consequência direta de tal problema, podendo causar doenças a pessoas frequentemente expostas e diminuindo a qualidade do ar. Com o intuito de solucionar ou minimizar problemas relacionados ao tráfego, governos e gestores têm adotado Sistemas Inteligentes de Transportes fundamentados em modelos e conceitos de Cidades Inteligentes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como principal objetivo utilizar sistema de informações geográficas como ferramenta de apoio a gestão inteligente da qualidade do ar das vias no Distrito Federal (SIGArDF), em particular das avenidas W3 Sul e W3 Norte. O modelo se baseia em técnicas de análise espacial, dados de fluxo veicular dos controladores de velocidade e métricas para avaliação da qualidade do ar. A metodologia aplicada permitiu a criação de cenários por meio de representações espaciais. Isso possibilitou a análise da poluição na área de estudo, identificando os grupos de risco e correlacionando com a oferta de atrativos geradores de tráfego.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCidades inteligentespt_BR
dc.subject.keywordPoluiçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema de Informação Geográfica (SIG)pt_BR
dc.titleUtilização de sistemas de informações geográficas para gestão inteligente da poluição urbana resultante do tráfego veicularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-29T21:05:56Z-
dc.date.available2020-06-29T21:05:56Z-
dc.date.submitted2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24309-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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