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Título: Utilização da lógica fuzzy para determinação da velocidade limite em rodovias
Autor(es): Lanzaro, Gabriel Andrade
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Rodovias
Velocidade
Lógica difusa
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: LANZARO, Gabriel Andrade. Utilização da lógica fuzzy para determinação da velocidade limite em rodovias. 2018. xiii, 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A determinação da velocidade limite de um trecho rodoviário, no Brasil, é um processo essencialmente subjetivo, pois não há uma metodologia clara para a consideração dos fatores que possam influenciar o estabelecimento de um valor para a velocidade. Uma das alternativas para superar esta dificuldade está no desenvolvimento de um sistema especialista, que possa reduzir as incertezas do procedimento e subsidie a tomada de decisão pelo responsável por definir as velocidades. Nesse contexto, dadas as características do problema, a lógica fuzzy se mostra como uma ferramenta adequada por simular o raciocínio humano englobando o conceito de variáveis linguísticas, pois as variáveis para determinação da velocidade limite, em sua maioria, não possuem quantificação clara e objetiva. Portanto, o objetivo deste trabalho foi conceber um sistema especialista, com emprego da lógica fuzzy, que viabilize a definição da velocidade limite em rodovias. Primeiramente, houve a necessidade de identificar as variáveis mais relevantes para a determinação de velocidade limite em rodovias, procedimento para o qual foi utilizado o método fuzzy multicritério para tomada de decisão. Em seguida, o sistema especialista fuzzy foi elaborado com base no conhecimento obtido junto à especialistas na área por meio de um questionário, que permitiu a construção das funções de pertinência e da base de regras. As saídas do sistema foram parcialmente satisfatórias quando comparadas com as respostas que subsidiaram a construção do controlador fuzzy. Entretanto, notou-se que a lógica fuzzy se destaca como uma alternativa para a modelagem da determinação da velocidade limite em rodovias, sendo necessários estudos futuros neste tema para o aperfeiçoamento da técnica.
Abstract: The determination of speed limits for a highway segment, in Brazil, is essentially a subjective procedure, since there is not a clear methodology for considering the factors that may influence the settlement of a value for speed. One of the alternatives to overcome this difficulty is in the development of an expert system that might reduce the uncertainties of the procedure and subsidize the decision-making process of the expert responsible for the speed settlement. In these circumstances, given the problem’s characteristics, the fuzzy logic turns up as a tool proper for simulating the human reasoning, encompassing the concept of linguistic variables. This is important because the variables for the determination of speed limits mostly do not have a clear and objective quantification. Therefore, the aim of this work was to develop an expert system, with the usage of the fuzzy logic, that may allow the settlement of highway speed limits. Firstly, there was the need of identifying the most relevant variables for the settlement of highway speed limits, procedure in which the fuzzy multiple criteria decision-making method was employed. After that, the fuzzy system was conceived based on the knowledge acquired from experts through a questionnaire. This data made possible the construction of membership functions and fuzzy rules. The system outputs have been partially satisfactory when compared to the responses that allowed the conception of the fuzzy control. However, it can be seen that the fuzzy logic stands out as an alternative to modeling the settlement of highway speed limits, and future research is needed on such topic so that the technique can be ameliorated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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