Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ErivanAlencarSabino.pdf303,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional : percepção e relação com a satisfação no trabalho
Autor(es): Sabino, Erivan Alencar
Orientador(es): Damasceno, Alice
Assunto: Cultura organizacional
Ambiente de trabalho
Satisfação no trabalho
Bancos
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: SABINO, Erivan Alencar. Cultura organizacional: percepção e relação com a satisfação no trabalho. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O mundo globalizado está em constantes mudanças. Faz-se necessário que as organizações estejam preparadas, estruturadas e que haja um entendimento da Cultura Organizacional para que possam acompanhar positivamente essas mudanças. É preciso disseminar a Cultura Organizacional de forma que cada colaborador tenha conhecimento de sua importância e do que se espera em temos de comportamento e comprometimento com os resultados, que compartilhem valores e crenças e que compreendam a diversidade institucional e cultural em seus ambientes, fatores essenciais para a satisfação no trabalho e que podem ser diferencial de sucesso. O objetivo desta monografia foi identificar e relacionar percepção da cultura organizacional com o nível de satisfação no trabalho por parte de administradores e colaboradores em agências do Banco do Brasil, identificando de que forma a primeira afeta a segunda. Para isso fez-se uma revisão da literatura disponível sobre o tema por meio de livros e artigos científicos com conceitos elementos que compõem a cultura organizacional, como: valores, satisfação no trabalho, identidade do indivíduo, teorias e modelos e a importância do tema. método proposto foi o de pesquisa explicativa, do tipo quantitativa, por amostragem não probabilística, usando a técnica de coleta de dados, por meio da aplicação de dois questionários junto ao público alvo. Foi possível identificar a percepção dos respondentes sobre diversas práticas de Cultura Organizacional, bem como sobre vários aspectos de satisfação no trabalho, identificando que há uma relação direta em que a primeira influencia e afeta a segunda, atingindo, portanto, os objetivos propostos neste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons