Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TonnyBarbosaPereira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)684,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teoria de resposta ao item para avaliação de desempenho na disciplina probabilidade e estatística da UnB
Autor(es): Pereira, Tonny Barbosa
Orientador(es): Rodrigues, Guilherme Souza
Assunto: Teoria da resposta ao item
Probabilidades
Avaliação de resultados
Estatística
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: PEREIRA, Tonny Barbosa. Teoria de resposta ao item para avaliação de desempenho na disciplina probabilidade e estatística da UnB. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar os escores dos alunos que cursam a disciplina de Probabilidade e Estatística na Universidade de Brasília no segundo semestre de 2018, bem como as características dos itens que compõem os testes realizados por esses alunos, de acordo com os métodos de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que também é aplicado no ENEM e no vestibular da UnB. É introduzido um modelo de TRI, bem como suas características. Além disso, apresentamos formas de estimar os parâmetros dos itens e as habilidades dos alunos, por meio de um modelo de TRI. É feita uma análise descritiva dos dados e uma análise das estimativas. Verificamos se o modelo é apropriado e quais itens estão apresentando problemas na análise. Por fim é feita uma comparação entre diferentes métodos de estimação dos parâmetros.
Abstract: This study aims to analyze the scores of the students who study Probability and Statistics at the University of Brasília (UnB) in the second half of 2018, as well as the characteristics of the items that make up the tests performed by these students, according to the Item Response Theory (IRT), which is also applied in the ENEM (National High School Exam) and in the UnB’s admission test. A model of IRT is introduced as well as its characteristics. In addition, we present ways of estimating the parameters of the items and the students’ abilities, through a IRT model. A descriptive analysis of the data and an analysis of the estimates are made. We verify that the model is appropriate and which items are presenting problems in the analysis. Finally, a comparison is made between different methods of parameter estimation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.