Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GilvanJuniorPereiraCamargo_tcc.pdf11,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de estratégias de controle para atenuação de ruído em dutos acústicos
Autor(es): Camargo, Gilvan Júnior Pereira
Orientador(es): Lopes, Renato Vilela
Assunto: Controle de ruído
Algoritmo adaptativo Least Mean Square (LMS)
Ruído
Dutos acústicos
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: CAMARGO, Gilvan Júnior Pereira. Implementação de estratégias de controle para atenuação de ruído em dutos acústicos. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O ruído é um som indesejável que precisa ser reduzido. Dentre as técnicas de redução, está o Controle Ativo de Ruído (CAR). Este trabalho faz um breve apanhado sobre os conhecimentos necessários acerca do tema, como: acústica, processamento de sinais e controle, mas com foco na implementação de estratégias para atenuação de ruído em duto acústico, bem como as particularidades da construção do duto e do desenvolvimento com o DSP TMS320C6713. Os algoritmos de CAR implementados são o Least Mean Square (LMS), o Filtered-x LMS (FxLMS) com remoção do efeito de realimentação acústica que há no duto, a metodologia se dá através de simulações em Simulink e experimentos em bancada de testes. A análise de resultado é feita em Volts e a comparação entre os níveis de atenuação dos dois controladores em decibéis, chegando a mais de 100 dB de atenuação no FxLMS. São abordados os caminhos acústicos do duto e realizados os modelos de cada um, utilizando a excitação por ruído branco Amplitude White Gaussian Noise (AWGN), juntamente com a função ident do Matlab, para geração de modelos que chegam a mais de 90% de semelhança na fase de validação.
Abstract: Noise is an undesirable sound that needs to be reduced. Among the reduction techniques is the Active Noise Control (ANC). This work makes a brief survey about the necessary knowledge about the subject, such as: acoustics, signal processing, but focusing on the implementation of strategies for noise attenuation in duct tape, as well as the particularities of duct construction and development as DSP TMS320C6713 . The implemented ANC algorithms are the Least Mean Square (LMS), the Filtered-x LMS (FxLMS) with removal of the effect of acoustic feedback that is in the duct, the methodology is given through simulations in Simulink and experiments in test stand. The result analysis is done in Volts and the comparison between the levels of attenuation of the two controllers in decibels, reaching more than 100 dB of attenuation in the FxLMS. The acoustical paths of the duct and the cadaum models are studied, using White Noise Amplitude White Gaussian Noise (AWGN), along with the Matlab function, to generate models that reach more than 90% similarity in the validation phase.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.