Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlessandradeCarvalhoLacerda.pdf406,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil moda Brazil : estilo local marketing global
Autor(es): Lacerda, Alessandra de Carvalho
Orientador(es): Souza, Giovanni Carluccio de
Assunto: Moda
Comércio internacional
Indústria têxtil
Exportação
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: LACERDA, Alessandra de Carvalho. Brasil moda Brazil: estilo local marketing global. 2011. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O comércio exterior é uma atividade fundamental para países em desenvolvimento como o Brasil. As oportunidades de conhecimento em diversos setores se ampliam à medida que o país é inserido no mercado internacional. As empresas brasileiras do setor de moda, a maior parte delas de grande porte, já iniciaram o processo de comercialização com o exterior. Em contrapartida, a participação de empresas de pequeno e médio porte ainda é pequena. O presente estudo traz informações sobre as características do setor, expõem conceitos, experiências e dados de profissionais que atuam em moda, além pesquisadores e analistas de áreas como economia, comércio exterior, marketing e antropologia. O fato de o Brasil ter uma população formada por diferentes povos, nativos e imigrantes, reflete o estilo e o modo de vestir dos brasileiros, o qual é abordado como uma vantagem cultural, possível de ser utilizada como recurso de diferenciação e criação da imagem de produto tipicamente brasileiro, mas principalmente desejado por consumidores de todo o mundo, se possível. A inovação dos processos da cadeia produtiva do setor têxtil e confeccionista também é um fator de relevância na capacidade produtiva e competitividade. O Brasil recentemente reforçou programas de incentivo à exportação que orientam os empresários quanto ao processo em si, oferecem consultorias sobre a adequação do produto ao consumo estrangeiro e promovem eventos de moda para auxiliar a apresentação e divulgação. É importante, ainda, destacar a importância das empresas comerciais exportadoras e trading companies.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons