Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2439
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AynoanGomesdeAlmeidaSantos.pdf209,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Administração do serviço terceirizado em algumas escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Aynoan Gomes de Almeida
Orientador(es): Cunha, Alexandre Domanico da
Assunto: Ambiente de trabalho
Terceirização
Comprometimento organizacional
Escolas públicas
Data de apresentação: 4-Abr-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: SANTOS, Aynoan Gomes de Almeida. Administração do serviço terceirizado em algumas escolas públicas do Distrito Federal. 2011. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou mostrar como são administrados e coordenados os prestadores de serviço de copa e limpeza de algumas escolas públicas do Distrito Federal. Partindo-se da premissa de que a administração pública deve prestar um serviço de qualidade, esse trabalho buscou verificar quais as condições de trabalho oferecidas aos prestadores, as características físicas das escolas e identificação do grau de comprometimento dos empregados terceirizados com a organização a que são vinculados. Os dados foram coletados por meio de entrevista aplicada aos gestores, que forneceram as informações referentes à estrutura física das escola, atribuição e coordenação das atividades e avaliação do serviço prestado pelos empregados terceirizados. Aos prestadores foi aplicado um questionário com indicadores de comprometimento nas bases afetiva, instrumental e normativa (MEYER e ALLEN), composto de 18 perguntas. A quantidade de participantes do questionário foi 53 prestadores de 07 escolas públicas, localizadas nas cidades satélites de Samambaia e Taguatinga/DF. Foi percebido um maior nível de comprometimento organizacional no fator de base instrumental, que denota uma permanência do empregado na organização mais por necessidade que por desejo. Na avaliação dos gestores das escolas o serviço prestado pode ser considerado entre bom e excelente. Foi possível concluir que o processo de terceirização nas escolas pode ser melhorado na questão de ter um maior acompanhamento das atividades pelo supervisor da empresa contratada, que em muitas escolas deixam a desejar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons