Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DeusenirAlvesdeSouza_tcc.pdf284,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorSouza, Deusenir Alves de-
dc.identifier.citationSOUZA, Deusenir Alves de. O lúdico como facilitador de aprendizagem na educação infantil. 2018. ix, 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico aborda a temática “o lúdico como facilitador de aprendizagem na educação infantil”, teve como objetivo geral verificar como ocorria o trabalho com o lúdico em uma sala de Pré- escola (5anos) no município de Cavalcante – GO. Foram utilizados os preceitos da pesquisa qualitativa. Para atingir o objetivo foi utilizada a pesquisa exploratória, os dados foram coletados através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo. Debateu-se com autores como Porangaba (et. al, 2012) Santos J.O (2011) e Cordovil (et. al, 2016), porque falam da ludicidade no contexto educacional. Os autores Oliveira (2011), Costa (2012/2013), Cruz (2009) e Santos G.B (2013), porque discorrem sobre a importância do lúdico para o ensino aprendizagem. Os autores Araújo (2017) e Velho (2016) porque apresentam estudos que mostram como a ludicidade está compreendida dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa de campo foi realizada através da observação na turma Pré III turma A (Educação Infantil), período vespertino do Pré-Escolar Extensão da Escola M. A, participaram duas docentes e 23 alunos. O resultado evidenciou que as docentes observadas trabalham com a ludicidade em sala de aula. Também foi verificado que a sala do pré III possui condições que permite o trabalho com o lúdico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.subject.keywordSala de aulapt_BR
dc.titleO lúdico como facilitador de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T14:02:31Z-
dc.date.available2020-07-21T14:02:31Z-
dc.date.submitted2018-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24424-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.