Título: | Educação de jovens e adultos : os desafios enfrentados pela gestão educacional |
Autor(es): | Pereira, Marinete Francisco |
Orientador(es): | Sousa, José Vieira de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Gestão escolar Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 27-Nov-2018 |
Data de publicação: | 21-Jul-2020 |
Referência: | PEREIRA, Marinete Francisco. Educação de jovens e adultos: os desafios enfrentados pela gestão educacional. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018. |
Resumo: | O presente estudo trata sobre a Educação de Jovens e Adultos. Diante disso, teve-se o objetivo de investigar os limites, os desafios e as possibilidades encontradas pela gestão para a garantia do trabalho com a EJA numa escola pública do Estado de Goiás. Buscamos empregar no campo metodológico um conjunto misto de pesquisas, sendo desenvolvidas: a pesquisa bibliográfica e a de campo, com abordagem qualitativa, fazendo-se o emprego da entrevista e da observação a partir de registros em roteiros específicos. Quanto ao público alvo, procuramos entrevistar a diretora, a professora da EJA (em exercício) e a coordenadora pedagógica do programa. Tivemos condições de entender que tal modalidade é de suma importância para a garantia do acesso à educação aos que não tiveram condições de angariar este direito na idade própria. No entanto, os percalços para o trabalho na unidade estudada apontam para a necessidade de maior investimento em infraestrutura, bem como em benefícios ou formas de incentivo ao aluno, em capacitação docente, em publicação e em transparência da oferta de vagas. Enfim, há pontos positivos que começam a ser empregados, mas que merecem aperfeiçoamento no âmbito da gestão e da docência, fazendo-se necessária a construção de maior participação dos estudantes e da sociedade para o fortalecimento e permanência da EJA na instituição e no município. |
Abstract: | The evident study deals with the Education of Youths and Adults. Therefore, the objective was to investigate the limits, challenges and possibilities found by the management to guarantee work with the EJA in a public school in the State of Goiás. We seek to employ a mixed set of researches in the methodological field, being developed: bibliographical and field research, with qualitative approach, making use of interview and observation from records in specific scripts. As for the target audience, we sought to interview the director, the EJA teacher (in-service) and the pedagogical coordinator of the program. We were able to understand that this modality is extremely important for guaranteeing access to education to those who were not able to raise this right in their own age. However, the mishaps for work in the unit studied point to the need for greater investment in infrastructure, as well as benefits or forms of student incentive, teacher training, publication and transparency of vacancies. Finally, there are positive points that are beginning to be employed, but that deserve improvement in the scope of management and teaching, making it necessary to build greater participation of students and society for the strengthening and permanence of the EJA in the institution and in the municipality. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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