Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LorenaDosSantosRodrigues_tcc.pdf769,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCechin, Andrei Domingues-
dc.contributor.authorRodrigues, Lorena dos Santos-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lorena dos Santos. Potenciais contribuições da economia comportamental para redução da evasão e abandono escolar. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil apresenta algumas características próprias de países em desenvolvimento, entre as quais, enormes desigualdades na distribuição da renda e deficiências no sistema educacional, tais como: evasão e baixa qualidade. Há atualmente aproximadamente 10 milhões de jovens entre 15 e 17 anos que segundo a legislação deveria obrigatoriamente estar na frequentando à escola. Porém, 1,5 milhão nem sequer se matricula e outros 0,7 milhão abandonam a escola antes do final do ano letivo. Como resultado dessa elevada evasão e abandono, apenas 6,1 milhões concluem o ensino médio com no máximo um ano de atraso (INSPER, 2017). Diante de números tão alarmantes, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar as potenciais contribuições da Economia Comportamental para as políticas públicas de redução da evasão/ abandono no Brasil. As reflexões feitas nessa monografia indicam que a Economia Comportamental pode contribuir muito para a formulação de políticas públicas no Brasil e que atualmente ainda é subutilizada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEconomia comportamentalpt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePotenciais contribuições da economia comportamental para redução da evasão e abandono escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T18:01:56Z-
dc.date.available2020-07-21T18:01:56Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24467-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Brazil presents some characteristics of developing countries, including enormous inequalities in the distribution of income and deficiencies in the educational system, such as: evasion and low quality. There are currently approximately 10 million young people between 15 and 17 years of age who, according to legislation, should be attending school. However, 1.5 million does not even enroll and other 700,000 leave school before the end of the academic year. As a result of this high dropout and abandonment, only 6.1 million conclude high school with a maximum of one year of delay (Insper, 2017). Faced with such alarming numbers, the present work had as general objective to identify the potential contributions of Behavioral Economics to public policies to reduce dropout/abandonment in Brazil. The reflections made in this paper show that Behavioral Economics may contribute to the elaboration of public policy in Brazil and that nowadays it is still underused.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.