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2018_ClawdemyFeitosaSilva_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorSilva, Clawdemy Feitosa e-
dc.identifier.citationSILVA, Clawdemy Feitosa e. O desafio do estudante de licenciatura em Pedagogia na formação em e para direitos humanos. 2018. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o desafio do estudante de licenciatura em pedagogia modalidade EaD na formação da educação em e para direitos humanos. Quanto aos objetivos específicos foi de identificar legislações que promovam a educação em direitos humanos no currículo na formação de licenciatura em pedagogia; e analisar os desafios dos estudantes de licenciatura em pedagogia na formação em e para direitos humanos na modalidade EaD. Por meio do método descritivo, foi possível a realização de questionário semiestruturado o qual permitiu promover uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, e com a devida a tecnologia (google docs) possibilitou celeridade e qualidade das respostas dos estudantes pesquisados . Os resultados mostraram dois aspectos distintos desafios dos estudantes de licenciatura em pedagogia na formação em e para direitos humanos na modalidade EaD e a não identificação no currículo de legislações que promovam essa mesma educação em direitos humanos para o fortalecimento e esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente . Verificou se com os estudos que as legislações da educação em e para direitos humanos não contemplam de forma transparente no currículo e não promovem o fortalecimento para que o estudante, tanto no estágio ou em sala de aula (espaço laboral) saibam como agir caso haja qualquer envolvimento ou suspeita de maus tratos contra criança ou adolescente, e assim tome as devidas providências pertinentes e julgadas cabíveis para a proteção integral à criança e ao adolescentept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.titleO desafio do estudante de licenciatura em Pedagogia na formação em e para direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:47:52Z-
dc.date.available2020-07-22T12:47:52Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24493-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present research had as general objective to analyze the challenge of the student of degree in Pedagogy modality EaD in the formation of education in and for human rights. The specific objectives were to identify legislation that promotes human rights education in the curriculum in undergraduate education; and analyze the challenges of undergraduate students in pedagogy in training in and for human rights in the EAD modality. Through the descriptive method, it was possible to carry out a semistructured questionnaire, which allowed to promote a qualitative, bibliographical research, and with the due to the technology (google docs) made possible the celerity and quality of the answers of the researched students. The results showed two distinct aspects: the challenges of undergraduate students in pedagogy in training in and for human rights in the EAD modality, and the lack of identification in the curriculum of legislation promoting this same human rights education for the strengthening and clarification of the Statute of the Child and Adolescent. It was verified with the studies that the laws of education in and for human rights do not contemplate in a transparent way in the curriculum and do not promote the strengthening so that the student, either in the stage or in classroom (work space) knows how to act if there is any involvement or suspected abuse of children or adolescents, and so take appropriate and appropriate measures for the protection of children and adolescents.pt_BR
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