Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2450
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CatarinaFrancaLopoVieira.pdf576,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar de dois estudantes com deficiência visual na visão dos professores
Autor(es): Vieira, Catarina França Lopo
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Deficientes visuais
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: VIEIRA, Catarina França Lopo. A inclusão escolar de dois estudantes com deficiência visual na visão dos professores. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo central desta pesquisa foi conhecer as condições atuais da escola para receber estudantes inclusos e a percepção de duas professoras que trabalham com estudantes com deficiência visual-baixa visão do Munícipio do Novo Gama, Estado de Goiás. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados: observação em sala de aula e entrevista com os professores e uma secretária escolar. Os dados obtidos mostraram que o ambiente escolar não é propício, uma vez que não há adequação do espaço físico; os professores necessitam de formação continuada; não existem variedades de recursos pedagógicos que contribuem para o aprendizado desses estudantes. No decorrer desse estudo dois estudantes, foram observados, ambos matriculados em uma escola pública da rede municipal do Novo Gama; na escola participante o material ampliado para os alunos com baixa visão é raro; não há integração dos alunos com deficiência com os demais; a escola não possui sala de recurso local; os estudantes se deslocam para o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico para receber atendimento com equipe multiprofissional; os conteúdos do currículo complementar como orientação e mobilidade, estimulação visual, transferência para o sistema braille e uso do sorobã não são oferecidos. Diante desses dados é possível concluir que o processo de inclusão desses estudantes na rede pública do Estado de Goiás, que faz parte da região integrada do desenvolvimento econômico, ou seja, região do entorno de Brasília, é um espaço que necessita de um investimento em políticas públicas voltadas para a educação inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons