Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LarissaRochaMenezesdaSilveira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)634,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo populacional de animais domésticos : castramóvel como política distrital de castração do Distrito Federal
Autor(es): Silveira, Larissa Rocha Menezes da
Orientador(es): Cireno, Maria Eugênia Diniz Figueirêdo
Assunto: Animais domésticos
Políticas públicas
Castração de animais
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVEIRA, Larissa Rocha Menezes da. Manejo populacional de animais domésticos: castramóvel como política distrital de castração do Distrito Federal. 2019. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ao longo dos anos, foi observado o crescente número de excedente populacional de cães e gatos nos logradouros públicos e nas áreas de conservação do Distrito Federal, o que acarretava diversos problemas principalmente no que diz respeito ao meio-ambiente e à saúde pública. Com o intuito de minimizar essa problemática, foi instituído pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental – IBRAM, o Programa de Manejo Populacional de Animais Domésticos. A pesquisa visa identificar quais os instrumentos que foram utilizados por este órgão com essa finalidade. O objetivo geral consiste em averiguar como se deu a implementação da política pelo órgão demandante, e os objetivos específicos foram: analisar se houve diminuição de problemas relacionados ao descontrole populacional; verificar como o programa tem impactado a vida e o bem-estar dos animais; e conhecer quais outras políticas públicas se relacionam e colaboram para os objetivos deste programa. Buscou-se assim analisar as duas frentes de atuação desta política pública: O Castramóvel e as Clínicas Veterinárias credenciadas. A pesquisa permitiu concluir que, apesar das melhorias as quais são necessárias, a Política de Castração tem surtido efeitos e melhorado não só questões que dizem respeito à saúde pública e ao meio-ambiente, mas também tem trazido muitos benefícios para a saúde e para o bem-estar animal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.