Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LuizaGiovannaSilvaDeMoura_tcc.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante-
dc.contributor.authorMoura, Luiza Giovanna Silva-
dc.identifier.citationMOURA, Luiza Giovanna Silva. Editora universitária: análise da percepção de qualidade a partir da comunidade acadêmica docente. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractInserido em um contexto social, econômico, tecnológico, cultural e criativo, o mercado editorial se conecta à sociedade de várias maneiras. Nesse sentido, as publicações científicas provenientes das Editoras Universitárias são meios de dar visibilidade às pesquisas acadêmicas e disseminar conhecimentos através de uma produção editorial que procura, como qualquer outro mercado competitivo, a qualidade dos produtos oferecidos, sendo este, um fator decisivo para a continuidade e relevância de suas atividades. Mesmo não se caracterizando como editoras comerciais, as editoras universitárias necessitam fortalecer sua presença no setor de forma a expandir o público e o seu alcance. Para isso, este trabalho apoiou-se no modelo Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C para estabelecer critérios e analisar a percepção dos docentes sobre a atuação de uma editora universitária em Brasília. Nesse cenário, identificou-se como pontos de vistas avaliativos: “Aceitação e publicação”, “Interações acadêmicas internas”, “Implementação do livro eletrônico”, “Comercialização e distribuição”, “Marketing e Divulgação das Publicações” e “Contribuição para a imagem da UnB no âmbito acadêmico”. A partir dos 6 critérios, percebemos que eles apresentam pontos ótimos semelhantes, com destaque para o Marketing e Divulgação das Publicações, Comercialização e o Implementação do livro eletrônico, que mais se aproximaram do desempenho máximo. Por fim, os resultados reforçam que a preocupação com a qualidade das publicações faz parte da função educacional e que os atores que dialogam com a instituição estão cientes dessa contribuição para o desenvolvimento institucional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordAdministração da produçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão de processospt_BR
dc.titleEditora universitária : análise da percepção de qualidade a partir da comunidade acadêmica docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T13:06:50Z-
dc.date.available2020-07-22T13:06:50Z-
dc.date.submitted2018-11-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24502-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Inserted in a social, economic, technological, cultural and creative context, the publishing market connects to the society in various ways. Then, scientific publications coming from the University Press are means of giving visibility to academic research and disseminate knowledge through an editorial production that seeks, like any other competitive market, the quality of products offered, being this, a decisive factor for the continuity and relevance of its activities. Even not being branded as commercial publishers, university press needs to strengthen their presence in the industry in order to expand the audience and outreach. For this reason, these studies were based on the Multi-criteria Decision Aid-Constructivist - MCDA-C to establish criteria and analyze the professors' perception about the performance of a university press in Brasília. In this scenario, ‘Acceptance and publication’, ‘Internal academic interactions’, ‘Implementation of e-Book’, ‘Commercialization and distribution’, ‘Marketing and publishing publications’ and ‘Contribution to the UnB image in the academic field’ are identified as evaluative standpoints. From the 6 criteria, it is noticed that they present similar good points, especially the ‘Marketing and publishing publications’, ‘Commercialization and distribution’ and the ‘Implementation of e-Books’, which closely approached the maximum performance. Finally, the results reinforce that the concern with the quality of publications is part of the educational function and the people who dialogue with the institution are aware of this contribution to institutional development.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.