Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RosemarydosSantosMenezes.pdf614,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão do estudante surdo no ambiente escolar
Autor(es): Menezes, Rosemary dos Santos
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Surdos - educação
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: MENEZES, Rosemary dos Santos. A inclusão do estudante surdo no ambiente escolar. 2011. Não paginado. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer os meios que viabilizam a otimização do trabalho pedagógico com surdos. Foi realizada em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, tendo como foco uma classe de educação bilíngue de terceira série. Participaram desse estudo oito professoras que lidam diretamente com a educação especial e dois estudantes. Um do sexo masculino, com dez anos de idade, sendo surdo. E outro do sexo feminino, com deficiência auditiva, na faixa etária de doze anos. Ambos oralizados e usuários de aparelho de amplificação sonora individual e da LIBRAS. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se roteiros de entrevista, análise documental e observação participante, caracterizando-o como pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos evidenciaram que o corpo docente reconhece as diferenças e se preocupa em trabalhar a inclusão. E que, em relação à função interprete, seu papel frente à instituição e ao estudante está em processo de construção devido a dificuldade de trabalhar o português como segunda língua. Portanto, foi possível concluir há a necessidade de reflexão sobre a real função do professor intérprete em sala de aula e sobre as causas da ausência da família no processo educativo de seus filhos, para que o trabalho docente prime pela superação e qualidade na aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta da Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons