Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaClaudiadeSantanaPereiraLima.pdf510,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre os fatores motivacionais do trabalho em uma instituição financeira : visão sobre agência voltada para clientes com maior renda
Autor(es): Lima, Ana Cláudia de Santana Pereira
Orientador(es): Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Motivação no trabalho
Trabalho - desempenho
Instituições financeiras
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: LIMA, Ana Cláudia de Santana Pereira. Análise sobre os fatores motivacionais do trabalho em uma instituição financeira: visão sobre agência voltada para clientes com maior renda. 2011. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A motivação é um tema muito estudado já que se trata da energia que impulsiona a ação. A administração como ciência nem sempre percebeu a importância do capital humano na produtividade. As pessoas eram vistas como “mercenários” em busca de remuneração e eram tratadas como máquinas. A visão de colaborador e não de operário surgiu no momento em que se percebeu que ter funcionários mais motivados aumenta a produtividade e facilita o alcance das metas traçadas pela organização. Muitas teorias surgiram com este propósito, como a teoria de Maslow, Herzberg, McGregor, Vroom etc. O objetivo, portanto, foi mensurar e identificar os fatores motivacionais determinantes ao desempenho do trabalho de funcionários de uma agência bancária que faz parte de uma instituição financeira conceituada no país. Para isso foi utilizado o IMST – Inventário de Motivação e Significado do Trabalho, que é baseado nas proposições de Vroom em sua teoria das Expectativas. O público da amostra foi de 30 pessoas, que além dos itens constantes do instrumento, responderam perguntas sobre dados demográficos a fim de caracterizar o público estudado. Após a análise dos dados coletados foi calculada a Força Motivacional dos participantes. Pelos resultados encontrados o que mais leva os funcionários a se engajarem no trabalho dentro do fator valência é a sobrevivência pessoal, no fator expectativa é a responsabilidade, e na instrumentalidade independência e bem estar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.