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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorVasconcelos, Júlia Ketlyn Calixto de-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Júlia Ketlyn Calixto de. As interações sociais entre as crianças e as aprendizagens nos diferentes espaços escolares. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda a temática das relações sociais e socioafetivas na aprendizagem com crianças de uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Tem por objetivo geral compreender a forma de socialização entre crianças entre 6 e 8 anos de idade no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Tem como objetivos específicos; como promover mudanças nas formas de relacionamento, do cuidar e respeitar o outro; identificar as relações entre a turma e propor dinâmicas a serem usadas nos diferentes espaços escolares visando essa perspectiva. Para os referidos objetivos foi realizada uma pesquisa teórico-metodológica, que visa contextualizar as interações como parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, para assim trabalhar meios que auxiliem uma melhor interação entre a turma, buscando, por fim, compreende as relações sociais, como parte do desenvolvimento pedagógico no ambiente escolar. Foi usado para referência autores como: Branco (1993), Vygotsky (1984), Martins (2005), Queiroz e Maciel (2006), entre outros. O trabalho empírico consistiu de uma pesquisa interventiva, de natureza qualitativa, desenvolvida no ambiente escolar, onde a autora é a professora da turma. Utilizou-se predominantemente da observação participante e análise das interações sociais. Os resultados e a discussão destacam a importância das relações sociais no ambiente escolar entre as crianças e adultos e os diferentes ambientes como parte do desenvolvimento social e da aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSocializaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleAs interações sociais entre as crianças e as aprendizagens nos diferentes espaços escolarespt_BR
dc.title.alternativeSocial interactions among children and learning in different school spacespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T13:15:41Z-
dc.date.available2020-07-23T13:15:41Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24604-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The work approaches social and socio-affective relations in learning situations by second grade primary school’s children. Its main objective is to understand mains relational aspects of socialization among children between 6 and 8 years old in the process of learning and development. Guided by the inquiry “how to promote changes in the forms of relationship, of caring for and respecting the other?” it aims to identify the relations between the class and to propose dynamics to be used in the different school spaces for development caring and collaborative relationships. The theoretical-methodological grounding focus on social interactions literature as part of the process of learning and development, in order to promote an understanding of the group dynamics and to understand relational aspects of the pedagogical project in the school environment. It used as reference authors such as:Branco (1993), Vygotsky (1984), Martins (2005), Queiroz and Maciel (2006), among others. The empirical work consisted of an interventional research, of qualitative nature, developed in the school where the author is the teacher of the class. Participant observation and analysis of social interactions were predominantly used. The results and the discussion highlight the importance of social relations in the school environment between children and adults and the role of different environments within the school such as indoors and outdoors as part of social development dynamics.pt_BR
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