Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelDeSaBarcellos_tcc.pdf3,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do modelo QSWAT para simulação hidrológica e de cenários de uso e ocupação do solo das bacias hidrográficas dos ribeirões Paiva e Santa Maria (DF/GO)
Autor(es): Barcellos, Rafael de Sá
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Bacias hidrográficas
Modelagem
Recursos hídricos
Data de apresentação: 13-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: BARCELLOS, Rafael de Sá. Aplicação do modelo QSWAT para simulação hidrológica e de cenários de uso e ocupação do solo das bacias hidrográficas dos ribeirões Paiva e Santa Maria (DF/GO). 2019. xii, 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Bacias hidrográficas são unidades de planejamento ambiental que apresentam grande dinâmica em seus processos, tornando-se foco da gestão ambiental por seu alto valor e por responderem direta e indiretamente a quaisquer alterações, sejam elas fisiográficas ou nos diversos ecossistemas que as compõe. Uma bacia hidrográfica pode apresentar alterações de ordem natural ou antrópica. A primeira corresponde a processos associados ao ecossistema e que independem de qualquer tipo de estímulo antrópico para acontecerem, todavia, a segunda corresponde à resposta da bacia hidrográfica frente às atividades antrópicas. Diversas atividades antrópicas podem ser citadas como prejudiciais à uma bacia hidrográfica, todavia, destaca-se que alterações de uso e ocupação do solo apresentam maior preponderância para gerarem impactos ambientais negativos. Com o intuito de compreender melhor como as alterações de uso e ocupação do solo influenciam uma bacia hidrográfica, pode-se utilizar a modelagem hidrológica como ferramenta. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo a realização da modelagem hidrológica, utilizando o modelo SWAT, como forma de aproximação inicial para com a bacia hidrográfica dos ribeirões Paiva e Santa Maria (DF/GO). A metodologia adotada baseou-se na obtenção de conhecimentos fisiográficos da bacia através da caracterização morfométrica e simulações hidrológicas utilizando a interface QSWAT. As simulações foram realizadas para o período dos anos de 2009 a 2013, considerando uma distinção em simulação sem calibração e com calibração. Os resultados das simulações foram utilizados para obter os parâmetros mais sensíveis do modelo, que estavam associados à recargas dos aquíferos raso e profundo, capacidade de água disponível no solo, saturação do solo e condutividade hidráulica. A calibração mais significativa do modelo, feita utilizando o algoritmo SUFI-2, para os anos de 2009 a 2011, retornou como valor do coeficiente de Nash-Sutcliffe (NSE) de 0,30, considerado como insatisfatório de acordo com Moriasi et al(2007). Os cenários de uso e ocupação do solo simulados foram realizados considerando um ambiente totalmente preservado e outro totalmente urbano, apresentando resultados satisfatórios para as vazões que saem do exutório da bacia. Por fim, concluiu-se que o modelo apresentou aplicação para uma aproximação inicial da bacia hidrográfica dos ribeirões Paiva e Santa Maria (DF/GO).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.