Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RodrigoVieiraBogeaSoares_tcc.pdf5,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigação da ocorrência de contaminante nas águas superficiais e subterrâneas no lixão do Novo Gama (GO) por meio de métodos geofísicos, qualidade da água e modelagem hidrológica
Autor(es): Soares, Rodrigo Vieira Bogéa
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Nascimento, Carlos Tadeu Carvalho do
Assunto: Gestão de resíduos sólidos
Solo - uso
Água - poluição
Água - qualidade
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: SOARES, Rodrigo Vieira Bogéa. Investigação da ocorrência de contaminante nas águas superficiais e subterrâneas no lixão do Novo Gama (GO) por meio de métodos geofísicos, qualidade da água e modelagem hidrológica. 2019. xii, 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Como uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos no Brasil, os lixões são reconhecidos como uma das maiores ameaças para as águas superficiais, solos e águas subterrâneas que o cercam, em função do escoamento e infiltração de lixiviado. O objetivo deste estudo foi avaliar a contaminação de chorume proveniente do Lixão do Novo Gama (GO) nas águas superficiais, por meio de análises físicas, químicas e biológicas (método direto), e no subsolo, por meio de perfilagens elétricas horizontais utilizando o método geofísico da eletrorresistividade (método indireto). Para isso foram monitoradas 2 córregos próximos da área de deposição de resíduos, e 4 Linhas de levantamento geofísico a montante das nascentes, de forma que os métodos fossem complementares e possibilitassem uma avaliação conjunta dos dados. Foi determinada a resistividade de 50 Ω.m como valor de referência para a provável presença de contaminante no subsolo, e foram definidos o cloreto, pH, DQO, Condutividade Elétrica e nitrato como principais parâmetros utilizados na determinação da contaminação nas nascentes. Os resultados mostraram que um dos córregos está com indícios de lixiviado proveniente de escamento superficial, no mesmo lado em que dois prováveis fluxos de contaminantes ultrapassaram poucos metros do limite do Lixão. No outro lado, o córrego monitorado não apresentou evidências de mistura com chorume, entretanto foi identificado o principal fluxo do suposto contaminante no subsolo, que já registra avanço de cerca de 150 metros a jusante de antigas lagoas de chorume do local. Para comprovação da presença de chorume nos fluxos de umidade subterrânea identificados, ainda se faz necessária a aplicação de um método direto de análise. A fim de complementar a geração de dados com enfoque de primeira aproximação sobre os impactos na área, também foi executada uma simulação hidrológica preliminar pelo SWAT, com o levantamento, em linhas gerais, de algumas grandezas relacionadas com a recarga de águas subterrâneas no aquífero local. O entendimento dos limites da área contaminada na região, propiciado pela pesquisa, é extremamente importante para alertar a população direta e indiretamente afetada sobre os riscos do consumo da água local. Além disso, os resultados servem de alerta ao Poder Público a fim de que sejam observados possíveis impactos ainda maiores que podem ocorrer caso a situação permaneça descontrolada, e também para auxiliar em eventuais ações de remedição da área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.