Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KelliGuedesdeCarvalho_tcc.pdf690,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, Raimundo Luiz Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, Kelli Guedes de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Kelli Guedes de. Leitura e escrita: um processo em construção na perspectiva de docentes do ensino fundamental I no município de Brasiléia-AC. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA escrita é usada na sociedade como importante meio de comunicação e produção. Diante disso, este trabalho objetiva analisar como ocorre o processo de construção da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental I, reconhecendo, assim, os saberes que a criança constrói ao longo de seu processo de alfabetização. Para alcançar o escopo, foi realizada uma pesquisa na escola municipal de ensino fundamental I, especificamente com professores que atuam nas turmas de 1º e 2º ano, no município de Brasiléia-AC. A fundamentação teórica orientou a condução da pesquisa, subsidiando questões que levam a reflexão sobre a importância de conhecer e compreender o processo que a criança percorre para se alfabetizar. A metodologia deste trabalho foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, entrevista, utilizando-se métodos qualitativos, com 7 professores das séries iniciais, que apresenta-se como instrumento de coleta de dados. Concluiu-se, que a leitura e escrita são processos que se interligam progressivamente e que demandam um acompanhamento específico e intervenção pedagógica do professor para incentivar a construção da aprendizagem, que é um processo individual que se movimenta constantemente. Dessa forma, docentes que conhecem o processo de apropriação da leitura e da escrita e que acompanham gradativamente essa evolução utilizando, também, atividades que contribuam com o processo são fundamentais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.titleLeitura e escrita : um processo em construção na perspectiva de docentes do ensino fundamental I no município de Brasiléia-ACpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T19:40:29Z-
dc.date.available2020-07-23T19:40:29Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24686-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Writing is used in society as an important means of communication and production. Therefore, this work aims to analyze how the process of reading and writing construction occurs in the initial years of elementary school I, thus recognizing the knowledge that the child builds throughout his literacy process. To reach the scope, a research was carried out in the elementary school I, specifically with teachers who work in the 1st and 2nd year classes, in the city of Brasiléia-AC. The theoretical basis guided the research, subsidizing questions that lead to reflection on the importance of knowing and understanding the process that the child travels to become literate. The methodology of this work was based on a bibliographical research, interview, using qualitative methods, with 7 teachers from the initial series, which presents itself as an instrument of data collection. It was concluded that reading and writing are processes that interconnect progressively and that require a specific accompaniment and pedagogical intervention of the teacher to encourage the construction of learning, which is an individual process that is constantly moving. In this way, teachers who know the process of appropriation of reading and writing and who follow this evolution gradually, also using activities that contribute to the process are fundamental.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.