Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessicaDeJesusOliveira_tcc.pdf441,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação dos professores do curso de Pedagogia da UnB na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Oliveira, Jéssica de Jesus
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Formação profissional
Professores - formação
Pedagogia - estudo e ensino
Data de apresentação: 6-Nov-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Jéssica de Jesus. A formação dos professores do curso de Pedagogia da UnB na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A formação do pedagogo passou por várias fases de identidade e crítica, tornando-se um objeto de estudo, isso geralmente acontece porque sua formação é direcionada para uma meta que está além dos objetivos reais encontrados no projeto político pedagógico do curso e o foco real que é ser um pedagogo. É nesse sentido que este trabalho traz a discussão sobre a formação de professores do curso de Pedagogia da UnB na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral é analisar o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, a fim de analisar se futuros os educadores estão preparados para atuar junto ao público do EJA. Para alcançar o objetivo geral, houve uma análise do currículo do Curso de Pedagogia da UnB. Os resultados da pesquisa revelam a necessidade de rever algumas questões curriculares em relação à formação de professores para trabalhar com a educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa que nos permite refletir sobre o currículo do curso de Pedagogia, alertando-nos sobre a necessidade de pensar novas estratégias para a formação de professores.
Abstract: The formation of the pedagogue went through several phases of identity and criticism, becoming an object of study, this often happens because your training is directed toward a goal that is beyond the actual objectives found in the course's political pedagogical project and the real focus of being a pedagogue. It is in this sense that this paper brings the discussion about teacher education of the UnB Pedagogy course from the perspective of Youth and Adult Education. The general objective is to analyze the Pedagogical Political Project of the University of Brasilia Pedagogy course, in order to analyze if future educators are prepared to work with the EJA public. To reach the general objective, there was an analysis of the curriculum of the Pedagogy of UnB. The survey results reveal the need to review some curriculum issues regarding teacher education to work with youth and adult education. This is a research that allows us to reflect on the curriculum of the Pedagogy course, alerting us about the need to think about new strategies for teacher education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.