Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelaOliveiraAbathDeLacerda_tcc.pdf464,85 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorLacerda, Rafaela Oliveira Abath de-
dc.identifier.citationLACERDA, Rafaela Oliveira Abath de. O discurso acerca do feminino na educação infantil: enfrentamentos e desafios. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender e analisar o discurso do feminino na Educação Infantil, explanar a necessidade da igualdade entre os gêneros e a importância dessa etapa na desconstrução de estereótipos para a construção de uma sociedade que reconheça e viva a diferença, de maneira geral. O objetivo geral deste trabalho é buscar problematizar os discursos acerca do feminino, que são direcionados às meninas e aos meninos na educação infantil. Alguns dos teóricos que basearam as linhas de pensamento do presente trabalho foram Adela Turin (1995), Ana Colling (2004), Cecilia Sardenberg (1994), Claudia Vianna (2009) e Ana Alice Costa (1994). O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com dinâmicas conversacionais com professoras e crianças, acompanhando a rotina na sala de aula de crianças de cinco a seis anos de idade, em uma escola privada, localizada no Distrito Federal, coletando discursos e frases para o enriquecimento da discussão. Percebemos que os estereótipos estão presentes de forma muito expressiva em nossa sociedade, trazidos cultural e historicamente, mas a sua desconstrução é possível e necessária. Concluímos que, no espaço da educação infantil, os estereótipos já estão presentes e devem ser abordados para que ocorra esse processo de desconstrução para que, com isso, possamos criar uma sociedade mais igualitária e justa para todos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.subject.keywordIgualdade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEstereótipos sociaispt_BR
dc.titleO discurso acerca do feminino na educação infantil : enfrentamentos e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T11:06:46Z-
dc.date.available2020-07-24T11:06:46Z-
dc.date.submitted2019-03-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24705-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study seeks to understand and analyze the image of the female in Early Childhood Education, explain the need for equality between genders and the importance of this stage in the deconstruction of stereotypes, for the growth of society, in general. The general objective of this work is to search the problematization of the speeches about the feminine that are directed to the girls and boys in the classroom. Some of the theorists who based the lines of thought of the present work were Adela Turin (1995), Ana Colling (2004), Cecilia Sardenberg (1994), Claudia Vianna (2009) and Ana Alice Costa (1994). The research was carried out through a qualitative research, with conversational dynamics with teachers and children, following the daily routine in the classroom of kids with five and six years old, in a private school, located in the Federal District, gathering speeches and phrases to enrich the discussion. We realize that stereotypes are present in a very expressive way in our society, brought culturally and historically, but the deconstruction is possible and necessary. We conclude that stereotypes in the area of early childhood education are already present and must be approached in order for this process of deconstruction to occur, so that we can create a more egalitarian and just society for all.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.