Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FabianaFerreiraPessoaGuimaraes.pdf493,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento regional sustentável como plano de negócios incentivador de políticas públicas
Autor(es): Guimarães, Fabiana Ferreira Pessôa
Orientador(es): Teixeira, Tiago Conde
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Políticas públicas
Data de apresentação: 11-Abr-2011
Data de publicação: 16-Jan-2012
Referência: GUIMARÃES, Fabiana Ferreira Pessôa. O desenvolvimento regional sustentável como plano de negócios incentivador de políticas públicas. 2011. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O desenvolvimento sustentável pode ser considerado uma das principais opções de desenvolvimento socioeconômico na atualidade, em especial, no que se refere à geração de renda de comunidades carentes e marginalizadas. Os planos de negócios Desenvolvimento Regional Sustentável são pensados a partir da preocupação de desenvolver com sustentabilidade, não somente para as gerações presentes, mas também para as gerações futuras. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar e observar se o Desenvolvimento Regional Sustentável pode ser considerado um meio apoiador de Políticas Públicas. Em particular, como meio gerador de geração de renda. O objetivo geral é o de apresentar o plano de negócios Desenvolvimento Regional Sustentável como incentivador de Políticas Públicas. Os objetivos específicos são o de definir políticas públicas, em especial a geração de renda para os participantes do DRS; apresentar a estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável; aplicar questionário para buscar a opinião das empresas parceiras em planos de negócios de DRS e correlacionar Políticas Públicas com os benefícios que podem ser alcançados através do Desenvolvimento Regional Sustentável. O Referencial Teórico foi baseados no Desenvolvimento Sustentável e a Administração, nas Políticas Públicas, na Economia Solidária e Geração de renda, no Desenvolvimento Regional Sustentável e no DRS como plano de negócios. Este TCC foi feito mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados da pesquisa representaram uma fatia pequena das empresas parceiras, o que demonstra a necessidade de que dos parceiros e envolvidos nestes planos de negócios sejam mais ativos. Ressalta-se, também, a importância de uma maior sintonia para que estas novas formas de negócios possam servir como novo meio gerador de renda e emprego, sem que seja esquecida a responsabilidade social e ambiental. Podendo, então, cumprir o DRS seu papel.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons