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Título: Eficácia do programa de treinamento em aprimoramento da performance comunicativa no formato regular e intensivo
Autor(es): Seixas, Juliana Moura Alves
Orientador(es): Picinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho
Assunto: Autoavaliação
Estudantes
Eficácia
Treinamento
Comunicação
Fonoaudiologia
Data de apresentação: 4-Jul-2017
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: SEIXAS, Juliana Moura Alves. Eficácia do programa de treinamento em aprimoramento da performance comunicativa no formato regular e intensivo. 2017. 48 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: OBJETIVO: comparar a eficácia do programa de treinamento em performance comunicativa no formato regular e formato intensivo realizado com discentes de uma universidade pública. MÉTODO: Participaram 36 discentes, 20 participaram do formato regular, duração de quatro meses; e 16 do formato intensivo, duração de um mês, ambos com 12 encontros. O treinamento ocorreu durante a disciplina Aprimoramento da Performance Comunicativa, seguindo as etapas: gravação inicial, treinamento, gravação final e autoavaliação. O programa de treinamento foi composto pelo trabalho dos aspectos “adequação do vestuário”, “expressão corporal”, “expressão facial” e “fala e voz”; e sua eficácia foi avaliada por meio da comparação das autoavaliações (pré e pós-treinamento). Foi utilizado o teste t-Student pareado e não pareado e o teste de Wilcoxon, todos com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Quando comparadas as autoavaliações pré e pós-treinamento, houve resultado significante (p<0,05) em todos os aspectos avaliados, tanto nos discentes que cursaram a disciplina no formato regular, como no formato intensivo. Quando comparado o programa de treinamento nos formatos regular e intensivo, não houve diferença estatística significante (p>0,05). CONCLUSÃO: O programa de treinamento em performance comunicativa foi eficaz tanto no formato regular como no formato intensivo.
Abstract: PURPOSE: To compare the efficacy of a training program in communicative performance in regular and intensive designs, took by students of a public university. METHOD: 36 students, 20 enrolled in the regular design, with four months, and 16 in the intensive design, with one month, both of them with 12 classes. The training took place during the discipline of Communicative Performance Improvement, following the steps: initial recording, training, final recording and self-assessment. During the training the aspects "dressing code", "body expression", "facial expression" and "speech and voice" were worked out and were evaluated by comparing the selfassessment (pre and post-training). The paired and unpaired t-Student test and the Wilcoxon test were used to analyze the data, all with a significance level of 5%. RESULTS: When comparing pre and post-training self-assessments, there was a significant (p <0.05) outcome in all aspects evaluated, both in the regular and the intensive designs. When comparing the training designs, there was no statistically significant difference (p> 0.05). CONCLUSION: The training program in communicative performance is effective independent of the adopted design.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017.
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