Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TemistoclesLisandroSenaLoiola_tcc.pdf650,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Países desenvolvidos, suas práticas em comércio antes da consolidação de suas indústrias
Autor(es): Loiola, Temístocles Lisandro Sena
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: Liberalismo
Protecionismo
Indústrias
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: LOIOLA, Temístocles Lisandro Sena. Países desenvolvidos, suas práticas em comércio antes da consolidação de suas indústrias. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este texto apresenta um estudo qualitativo que visa resumir os principais argumentos do mercantilismo e do liberalismo e analisar as práticas de países desenvolvidos em relação ao comércio internacional antes de terem suas indústrias consolidadas. Para tal, parte-se do conceito de liberalismo e das atuações concretas dos países desenvolvidos que contradizem o que prega o pensamento liberal. A partir de uma revisão bibliográfica, o texto analisa as restrições adotadas em diferentes períodos por Grã-Bretanha e Estados Unidos com o objetivo de consolidarem suas indústrias antes da abertura comercial.
Abstract: This paper presents a qualitative study that aims to summarize the main arguments of mercantilism and liberalism and analyze the practices of developed countries in relation to international trade before having their industries consolidated. To do so, it starts with the concept of liberalism and the concrete actions of developed countries that contradict what liberal thought preaches. From a bibliographical review, the text analyzes the restrictions adopted in different periods by Great Britain and the United States in order to consolidate their industries before comercial opening.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.24800
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.