Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabelaReisMattoso_tcc.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorMattoso, Isabela Reis-
dc.identifier.citationMATTOSO, Isabela Reis. Currículo de Pedagogia da UnB: análises de aproximações e distanciamentos. 2019. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta Monografia teve por objetivo principal refletir a respeito das aproximações e distanciamentos entre os referencias teóricos citados no trabalho, e os dois últimos currículos adotados pela Faculdade de Educação para o curso de pedagogia da UnB. Buscando oferecer uma melhor base e contextualização para atingir este objetivo, foram trabalhados também os contextos históricos do curso de pedagogia no Brasil, contando com registros sobre a formação de professores desde o império até os dias atuais, abordando também os grandes marcos para a profissão docente, como a década de 30 e de 90. Os principais referências históricos trabalhados neste estudo fundamentaram-se nos seguintes autores (DOURADO, 2013, 2015, 2016 ; PIMENTA, 1994, 1996, 2017; GATTI, 2005, 2010, 2013, 2014; DCNs 2006). As considerações encontradas foram traduzidas e codificadas por meio de abordagem qualitativa para a interpretação e análise dos dados constantes nos documentos curriculares e dos referenciais teóricos. Os resultados foram produzidos por meio de comparação entre o que defendem os referencias teóricos estudados e os elementos que compõe os dois currículos analisados. O presente trabalho constatou que as mudanças realizadas entre um currículo e outro se fizeram necessárias; de acordo com o que foi estudado nos referenciais teóricos que tratam sobre o tema, o novo currículo se sintoniza com as Diretrizes propostas para a regulamentação dos cursos de pedagogia e também com as observações realizadas pelos pesquisadores do tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - currículospt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curricularespt_BR
dc.titleCurrículo de Pedagogia da UnB : análises de aproximações e distanciamentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T11:06:58Z-
dc.date.available2020-07-27T11:06:58Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24808-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.