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dc.contributor.advisorSilva, Ana Tereza Reis da-
dc.contributor.authorCoêlho, Nathália Dezidério Ramos-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Nathália Dezidério Ramos. O protagonismo da juventude da quebrada na construção de outros modos de ser/estar na periferia: epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência em Ceilândia – DF. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractQuais epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência as periferias têm produzido? Este trabalho pretende compreender como os espaços de resistência na periferia surgem, como eles funcionam e o que mobiliza os coletivos na construção de outros modos se ser/estar na quebrada. O principal objetivo deste trabalho é compreender as epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência presentes em Ceilândia. Busco realizar uma discussão sobre a política de segregação e “higienização espacial” no Distrito Federal, realizada a partir da Campanha de Erradicação de Invasões, e sua relação com injustiças ambientais e o racismo ambiental. Trago as reflexões críticas sobre pedagogias outras, construídas na periferia, dentro dos territórios de resistência. O percurso metodológico foi realizado em diálogo com esses territórios e coletivos, que fazem parte do meu viver cotidiano em Ceilândia. Desse modo, pude entender as suas ações de luta e o que mobiliza a juventude na subversão da lógica hegemônica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordPeriferiapt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.titleO protagonismo da juventude da quebrada na construção de outros modos de ser/estar na periferia : epistemologias ecológicas e pedagogias de resistência em Ceilândia – DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T16:14:19Z-
dc.date.available2020-07-27T16:14:19Z-
dc.date.submitted2019-08-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24861-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Which ecological epistemologies and resistance pedagogies peripheries have been producing? This work intends to understand how peripherical resistance spaces arise, how they function and what mobilize the collective in the construction of other ways of been in the quebrada. The work’s main goal is comprehending the ecological epistemologies and resistance pedagogies in Ceilândia. I search to build a debate about segregation politics and “space cleaning” (gentrification) in Federal District, conducted by Invasions Erradication Company, and its relation to environmental injustices and environmental racism. I bring critical relfections about other pedagogies builded in the peripheries, inside the resistence territories. The methodological approach was made through dialogue with these territories and collective, these are part of my everyday life in Ceilandia. Therefore, I was able to understand their struggle actions and what mobilizes youths in hegemonical logic subversion.pt_BR
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