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2019_IaraNevesRozendo_tcc (1).pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorRozendo, Iara Neves-
dc.identifier.citationROZENDO, Iara Neves. Jogo, criança e número: a matemática dos anos iniciais do ensino fundamental à luz dos estudos de Constance Kamii. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO tema deste trabalho de conclusão de curso é a observação do livro “A criança e o número” da autora Constance Kamii e análise de como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem dos números dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental à luz dos estudos de Constance Kamii. Ao longo deste processo pode-se ver que seu trabalho é baseado nas ideias de Piaget, seu grande mentor. Apresentei alguns jogos baseados no livro em questão, para ver como seria o processo de aprendizado e como as crianças se comportariam podendo opinar na realização do jogo. Pudemos observar também a importância da autonomia, tanto na teoria quanto na prática. Como a relação entre as crianças é de extrema relevância para a compreensão da forma em que o entendimento da criança com regras se dá ao longo dos anos. A aplicação dos jogos, a forma de entendimento e expressão da criança foi prioridade, já que a proposta é discutir as falhas do modelo que priorizam a heteronomia. Conclui-se que, as crianças são capazes de se tornarem mediadores umas das outras. A troca de experiências é fundamental para que elas consigam exercer verdadeiramente a autonomia proposta por Piaget.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordJogos em educação - matemáticapt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - resolução de problemaspt_BR
dc.titleJogo, criança e número : a matemática dos anos iniciais do ensino fundamental à luz dos estudos de Constance Kamiipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T19:59:24Z-
dc.date.available2020-07-27T19:59:24Z-
dc.date.submitted2019-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24886-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project aims to observe the book “The Child and the number” from the author Constance Kamii and also analyze on how games can assist in the learning process of numbers from first year’s elementary students based on Constance Kamii studies. During the process, it is possible to notice that it is inspired in Piaget's ideas, her greatest mentor. I have presented some games based in the refered book, to see how would be the learning process and how the students would behave in it, which they could give their opinion. We were also able to observe the importance of autonomy, such in the teory as in the practical field. Since the relation between the children is of vital importance to the form comprehension, the children understanding gets itself over the years. The application of the games, this kind of flexible and useful usege of understanding and expression way the priority, since the proposal it is to discuss the models flaws the prioritize the heteronomy. The conclusion is that, children are capable of becoming mediator o one each other. The Exchange of experiences is fundamental so they can truly do the autonomy brought by Piaget.pt_BR
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