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dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorRibeiro, Elifrane Siqueira-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Elifrane Siqueira. Autismo na educação infantil. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho com autistas tem sido pouco explorado na sociedade e carece de informações para o auxílio dos professores em âmbito escolar. Os autistas fazem parte do grupo de pessoas portadoras de deficiências, exigindo assim uma educação especial e inclusiva para a promoção de seu desenvolvimento. Sabe-se que atualmente, os autistas não têm recebido a atenção necessária e devida e por isso, o seu desenvolvimento e inserção na sociedade se mostram tão longe do ideal e esperado. Tendo em vista tais aspectos, o enfoque principal deste trabalho é proporcionar informações claras e objetivas acerca do autismo, visando também, por meio da pesquisa investigativa, reconhecer o nível de conhecimento dos professores, vistos como educadores, em relação ao tema e suas capacitações para permearem tal educação. Mediante estudos, observa-se que a maioria dos professores não possui conhecimento suficiente e adequado para lidar com autistas em sala de aula, não tendo bases para desenvolver um trabalho eficaz com esses alunos. Para isso, é preciso que conheçamos para incluir. Também nos parece claro que é de competência do professor e dos órgãos responsáveis pela educação a busca e a oferta por cursos de formação continuada, uma vez que ainda em quantidade pequena, estes alunos já se fazem presentes nas salas de aula, portanto, devemos oferecer a esses alunos os mesmos direitos quando falamos de educação com qualidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.titleAutismo na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T11:04:36Z-
dc.date.available2020-07-28T11:04:36Z-
dc.date.submitted2018-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24905-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Work with autism has been little explored in society and lacks information for the assistance of teachers in school. Autistics are part of the group of people with disabilities, thus requiring special and inclusive education to promote their development. It is known that today, the autistic have not received the attention necessary and due and therefore, their development and insertion in society are so far from the ideal and expected. In view of these aspects, the main focus of this work is to provide clear and objective information about autism, aiming also, through research, to recognize the level of knowledge of teachers, as educators, in relation to the subject and their abilities to permeate such education. Through studies, it has been observed that most teachers do not have adequate and adequate knowledge to deal with autistic in the classroom, having no basis to develop effective work with these students. For this, we must know to include. It also seems clear to us that it is the competence of the teacher and of the bodies responsible for education to search for and offer for continuing education courses, since even in small numbers these students are already present in the classrooms, so we must offer to these students the same rights when we speak of quality education.pt_BR
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