Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GraziellyConceicaoLima_tcc.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de formação de público em políticas públicas : o caso da Estrutural de Brasília
Autor(es): Lima, Grazielly Conceição
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Políticas públicas
Publicização
Associações e cooperativas
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: LIMA, Grazielly Conceição. Processos de formação de público em políticas públicas: o caso da Estrutural de Brasília. 2019. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho foi realizado sobre a cidade Estrutural de Brasília buscou problematizar e modelizar o processo de construção de público, ou seja, de publicização, no contexto de produção de políticas públicas. A pesquisa mostrou o histórico da Estrutural, toda a sua trajetória e tentativa de organização como um ator político dentro da cidade, formado por grupos, novas associações, organizações e coletivos. Estas primeiras organizações tinham como escopo principal lidar com o poder público, sobretudo diante das tentativas de remoção, particularmente nos anos 90. Por terem, inicialmente, foco principal no diálogo com o governo, estas pouco procuravam se articularem entre si, mas este começo foi fundamental para que as novas organizações de multiplicassem, mesmo que de maneira não articulada, muito menos orquestrada. Este trabalho foi realizado à luz do pragmatismo estudado no grupo de pesquisa Mirada ao Revés – Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social, onde ontologicamente, compreende-se que as políticas públicas são olhadas como fluxos de experiências públicas a partir de uma abordagem sociocêntrica. Analiticamente, as categorias que compõem este plano são: multiatoralidade, problemas públicos, formação de público, deontologicamente de onde eu olhos as políticas públicas. Metodologicamente, parte de uma não naturalização dos processos e do conhecimento produzido seguindo um caminho de múltiplos instrumentos e por fim, empiricamente, assume-se como materiais de pesquisa as práticas, a observação, interação entre os atores, múltiplas gramáticas que são modeladas em arenas arquitetadas em torno de problemas públicos não orquestrados. A pesquisa constou com o mapeamento de associações, grupos e coletivos. A análise feita através de entrevistas, análise bibliográfica, visita de campo. Dentre os resultados destacados, a fragmentação do tecido social, pois ao mesmo tempo em que há presença de muitas organizações, elas ainda não estabeleceram relação de confiança e reciprocidade, ocasionando uma baixa fertilidade nessas organizações, dificultando o desenvolvimento social da comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.