Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IdomarCustodiodaSilvaJunior_tcc.pdf734,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas penais fomentadas pelos direitos humanos de educação e trabalho : estudo comparativo das políticas penais da Argentina e do Brasil
Autor(es): Silva Júnior, Idomar Custodio da
Orientador(es): Matos, Franco de
Assunto: Sistema penitenciário
Direitos humanos
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: SILVA JÚNIOR, Idomar Custodio da. Políticas públicas penais fomentadas pelos direitos humanos de educação e trabalho: estudo comparativo das políticas penais da Argentina e do Brasil. 2019. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os sistemas prisionais da América Latina são nitidamente exemplos de descaso com os Direito Humanos. Os cárceres desse continente sofrem com as mais variadas mazelas, as quais são oriundas de uma construção prisional a base do preconceito e negação pelos seus próprios entes públicos. Contudo, com o crescimento e valorização das políticas sociais no final do século XX, consequentemente também houve a valorização de políticas penais, como se sucedeu na Argentina e Brasil por meio do “Ente de Cooperación Técnica y Financiera”, Programa de Capacitação Pessoal e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Prisional. Porém, tais políticas públicas foram definidas a atender a educação e qualificação da população carcerária, para que assim, atuem como instrumento de ressocialização social. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar o modo que os dois maiores países da América do Sul atuam na educação prisional, tendo como enfoque o mercado de trabalho. Logo, é proposto neste estudo conhecer os principais atores, benefícios, problemáticas ao redor das políticas, com objetivo de identificar a articulação e a atuação de ambos os Estados no ambiente prisional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.