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Título: Análise de informações divulgadas em mídia social acerca do sarampo e sua vacina
Autor(es): Costa, Gabriel Silva da
Orientador(es): Galato, Dayani
Coorientador(es): Silva, Lídia Ester Lopes da
Assunto: Sarampo
Vacinação
Imunização
Mídia social
Comunicação em saúde
Data de apresentação: 25-Nov-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: COSTA, Gabriel Silva da. Análise de informações divulgadas em mídia social acerca do sarampo e sua vacina. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Recentemente o Brasil perdeu o certificado de país livre do sarampo, há indícios que isso tenha ocorrido tanto por processos migratórios, como por redução da cobertura vacinal, o que pode ter influência de mídias sociais. Objetivo: Analisar as informações divulgadas por perfis jornalísticos e institucionais na mídia social Twitter® referente ao sarampo e à sua vacina. Métodos: trata-se de um estudo exploratório com caráter descritivo de análise de conteúdos relacionados ao Sarampo e Vacinas contra o Sarampo publicadas no Twitter® entre os meses de janeiro a agosto de 2019. Resultados: Foram analisados 401 tweets relacionados ao Sarampo e sua vacina. Obteve-se uma média de 36,6 (± 59,2) curtidas, 12,0 (±25,8) retweets e 1,5 (±3,5) comentários por tweet. Dos 401 tweets, o Ministério da Saúde teve maior frequência de publicação com 105 (26,2%) e o G1 obteve maiores médias de curtidas (132,7±144,3), retweets (36,0±56,8) e comentários (6,92±9,0) por tweet. A maior parte dos tweets (92,0%) apresentava informações baseadas em evidências. Conclusão: Os achados apontam que se faz necessário métodos e estratégias de engajamento, a fim de alcançar melhores resultados de interação com os usuários da plataforma para que as informações possam ser mais efetivas e compartilhadas.
Abstract: Introduction: Brazil has recently lost its measles-free country certificate. There are indications that this has been due to both migratory processes and reduced immunization coverage, which may be influenced by social media. Objective: To analyze information disseminated by journalistic and institutional profiles on Twitter® social media regarding measles and its vaccine. Methods: This is a descriptive exploratory study of content analysis related to Measles and Measles Vaccines published on Twitter® between January and August 2019. Results: We analyzed 401 tweets related to Measles and its vaccine. We got 36.6 (± 59.2) likes, 12.0 (±25.8) retweets, and 1.5 (±3.5) comments per tweet. Of the 401 tweets, the Ministry of Health had the highest publication frequency with 105 (26.2%) and G1 had the highest likes (132.7 ± 144.3), retweets (36.0 ± 56.8) and comments (6.92 ± 9.0) by tweet. Most tweets (92.0%) had evidencebased information. Conclusion: The findings indicate that engagement methods and strategies are needed in order to achieve better results of interaction with platform users so that information can be more productive and shared.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
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