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2019_GabrielSilvaDaCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)816,78 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGalato, Dayani-
dc.contributor.authorCosta, Gabriel Silva da-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriel Silva da. Análise de informações divulgadas em mídia social acerca do sarampo e sua vacina. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Recentemente o Brasil perdeu o certificado de país livre do sarampo, há indícios que isso tenha ocorrido tanto por processos migratórios, como por redução da cobertura vacinal, o que pode ter influência de mídias sociais. Objetivo: Analisar as informações divulgadas por perfis jornalísticos e institucionais na mídia social Twitter® referente ao sarampo e à sua vacina. Métodos: trata-se de um estudo exploratório com caráter descritivo de análise de conteúdos relacionados ao Sarampo e Vacinas contra o Sarampo publicadas no Twitter® entre os meses de janeiro a agosto de 2019. Resultados: Foram analisados 401 tweets relacionados ao Sarampo e sua vacina. Obteve-se uma média de 36,6 (± 59,2) curtidas, 12,0 (±25,8) retweets e 1,5 (±3,5) comentários por tweet. Dos 401 tweets, o Ministério da Saúde teve maior frequência de publicação com 105 (26,2%) e o G1 obteve maiores médias de curtidas (132,7±144,3), retweets (36,0±56,8) e comentários (6,92±9,0) por tweet. A maior parte dos tweets (92,0%) apresentava informações baseadas em evidências. Conclusão: Os achados apontam que se faz necessário métodos e estratégias de engajamento, a fim de alcançar melhores resultados de interação com os usuários da plataforma para que as informações possam ser mais efetivas e compartilhadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSarampopt_BR
dc.subject.keywordVacinaçãopt_BR
dc.subject.keywordImunizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordComunicação em saúdept_BR
dc.titleAnálise de informações divulgadas em mídia social acerca do sarampo e sua vacinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T21:59:30Z-
dc.date.available2020-07-28T21:59:30Z-
dc.date.submitted2019-11-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25010-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Lídia Ester Lopes da-
dc.description.abstract1Introduction: Brazil has recently lost its measles-free country certificate. There are indications that this has been due to both migratory processes and reduced immunization coverage, which may be influenced by social media. Objective: To analyze information disseminated by journalistic and institutional profiles on Twitter® social media regarding measles and its vaccine. Methods: This is a descriptive exploratory study of content analysis related to Measles and Measles Vaccines published on Twitter® between January and August 2019. Results: We analyzed 401 tweets related to Measles and its vaccine. We got 36.6 (± 59.2) likes, 12.0 (±25.8) retweets, and 1.5 (±3.5) comments per tweet. Of the 401 tweets, the Ministry of Health had the highest publication frequency with 105 (26.2%) and G1 had the highest likes (132.7 ± 144.3), retweets (36.0 ± 56.8) and comments (6.92 ± 9.0) by tweet. Most tweets (92.0%) had evidencebased information. Conclusion: The findings indicate that engagement methods and strategies are needed in order to achieve better results of interaction with platform users so that information can be more productive and shared.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



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